Distinção foi promovida pelo Instituto Cultural Português do RS na celebração dos seus 45 anos

O Instituto Cultural Português realizou, nesta semana, a 3ª edição do Troféu Mulheres Luso-Brasileiras 2024. Dez mulheres foram homenageadas, entre elas, a coordenadora municipal de Cultura de Taquari, Sabrina Pereira de Freitas, e a bailarina, intérprete vocal e empresária, Alana Porto Pereira.

A homenagem marca o trabalho realizado na preservação e promoção da cultura luso-brasileira. A entrega ocorreu na tarde da quarta-feira, 10 de abril, na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, durante a celebração dos 45 anos do instituto, que atua na aproximação entre Portugal e o Rio Grande do Sul, na pesquisa, publicação livros, coletâneas, oficinas, encontros e propondo diversos projetos junto à Lei de Incentivo à Cultura do RS.

“Mulheres que não apenas enriquecem nossa cultura, mas também inspiram as gerações futuras”, afirmou Denise Viana, coordenadora do Centro Histórico-Cultural da Santa Casa, que também foi homenageada. “Eu destacaria que o troféu Mulheres Luso-Brasileiras é uma homenagem simbólica, mas é também testemunho vivo do poder transformador que cada uma dessas mulheres exerce em suas comunidades, seja por meio de suas realizações profissionais diversas, no âmbito artístico ou acadêmico, seja na sua dedicação ao serviço público ou por seu empreendedorismo”, completou.

SAIBA MAIS:

Alana Porto Pereira, nascida em Taquari, graduada em Licenciatura em Dança pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, é também empresária na área de Dança e Moda. Desde muito jovem dedica-se a cantar o Fado, assim como músicas do nativismo gaúcho e do folclore argentino.

Bailarina, por mais de 20 anos, do Instituto Cultural e Artístico RAÍZES, da cidade de Taquari, com quem esteve em diversos países participando de festivais internacionais de folclore, como: França, Portugal, Itália, Sérvia, Uruguai e Argentina. Alana atua desde 2020 como fadista no Grupo Alma Lusitana da cidade de Porto Alegre, que leva o fado aos mais diversos lugares, mantendo viva a música portuguesa no nosso estado e no país.

Sabrina Pereira de Freitas, natural de Taquari - RS, graduada em Artes Visuais - ULBRA/Canoas-RS desde 2006, atuando na área das artes em escolas municipais de Taquari até 2012. Em 2013, ingressou no poder público como Coordenadora de Cultura e Turismo da Administração Municipal, sendo responsável pelo Núcleo Açoriano/Sala Açoriana "João Bosco Mota do Amaral", pelos eventos Culturais e Turísticos do município, permanecendo até os dias atuais. Entre os anos de 2021 e 2023, foi membro do Conselho da Comunidade Luso-Açoriana Brasileira. Membro do Instituto Cultural e Artístico RAIZES, com participação em eventos internacionais: COFIT - Comitê Organizador de Festivais Internacionais da Ilha Terceira no ano de 2001, sendo responsável pela delegação. No ano de 4009, realizou viagem a Portugal e Espanha para participação do grupo em Festivais Internacionais.

Data de publicação: 15/04/2024

Créditos: Prefeitura de Taquari