RSS Taquari - RS Notícias de Taquari/RS Mon, 06 Feb 2023 09:56:35 -0300 Mon, 06 Feb 2023 09:56:35 -0300 Zend_Feed_Writer 1.12.21dev (http://framework.zend.com) https://www.taquari.rs.gov.br/rss Audiência pública tratou da redução no tamanho dos lotes Fri, 03 Feb 2023 13:23:04 -0300 https://www.taquari.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/3714/?audiencia-publica-tratou-da-reducao-no-tamanho-dos-lotes.html https://www.taquari.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/3714/?audiencia-publica-tratou-da-reducao-no-tamanho-dos-lotes.html Alterações em pontos da Lei 2615/06, que trata do Parcelamento do Solo Urbano, foram tratadas em uma audiência pública, na noite da quarta-feira, 1º de fevereiro, na Câmara de Vereadores. O coordenador da secretaria do Planejamento, Henrique Labres, apresentou as propostas, elaboradas junto ao Conselho Municipal do Plano Diretor.

O setor de Planejamento está debatendo a redução no tamanho mínimo dos terrenos em loteamentos residenciais, passando de 12m de testada e 360m² de área para 8m de testada e área mínima de 200 m², sendo que os lotes de esquina deverão ter testada mínima de 10m e área mínima de 250 m².  

Também está sendo proposta redução no tamanho dos terrenos nos loteamentos de interesse social, ou seja, os realizados com a intervenção do poder público para construções destinadas às classes da população de menor renda. Pela lei municipal de 2006, os lotes têm, no mínimo, 7m de testada e 175m² de área. Com a sugestão de alteração, deverão ter testada mínima 5m e área mínima de 125,00 m², e os lotes de esquina, testada mínima de 7 m e área mínima de 175 m². 

O coordenador da secretaria explica que as mudanças vão aumentar a oferta de lotes menores e com custo financeiro mais acessível às pessoas de baixa renda, proporcionando mais oportunidade de financiamento e construção da casa própria, além do aquecimento do comércio e mercado da construção civil, fomento de lançamento de novos empreendimentos e oferta de lotes em regiões variadas da cidade. 

Também está sendo proposta alteração para desmembramentos. Os lotes deverão ter testada mínima de 6 m e área mínima de 150m². A Administração Municipal está trabalhando na minuta do Minuta de Projeto de Lei que regula os condomínios industriais.  Cada unidade deverá ter mil metros quadrados de área mínima.

Todas as alterações serão analisadas pela Câmara de Vereadores.  


Parcelamento do Solo 

Resumo de alterações propostas nos Art. 9º e Art. 24 da Lei 2.615/2006; 

ATUAL

PASSARÁ A SER

Loteamentos Residenciais 

12m (testada) x 360m² (área)

8m (testada) x 200m² (área)*exceto esquinas

• Loteamentos de ZEIS*

 7m (testada) x 175m² (área)

5m (testada) x 125m² (área)*exceto esquinas

• Loteamentos Industriais

20m (testada) x 1000m² (área)

Não altera.

• Desmembramentos

12m (testada) x 360 m² (área) 

6m (testada) x 150m² (área)

]]>
Começa a 6ª Copa de Futebol de Areia Fri, 03 Feb 2023 13:18:28 -0300 https://www.taquari.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/3713/?comeca-a-6a-copa-de-futebol-de-areia.html https://www.taquari.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/3713/?comeca-a-6a-copa-de-futebol-de-areia.html A 6ª Copa Comercial Elétrica de Futebol de Areia iniciou na noite da quinta-feira, 2 de fevereiro. As partidas ocorrem nas terças e quintas-feiras, no parque Nardy de Farias Alvim, com o primeiro jogo às 18h45min, e o último, às 21h20min. A final está prevista para 16 de fevereiro.

Oito equipes estão participando da competição, que terá premiação em vales-compra na Comercial Elétrica Adelso Costa, troféu e medalhas. O campeão receberá R$ 600,00 e o segundo colocado, R$ 300,00.

O prefeito André Brito, durante a abertura do evento, destacou a importância do esporte na vida das pessoas e parabenizou todos os participantes. “Estamos trabalhando para revitalizar o esporte na nossa cidade. Em todas as nossas competições, há arbitragem contratada, porque já licitamos, e vamos ter mais campeonatos ao longo do ano. Que tenhamos uma Copa com muita alegria e harmonia e que vença o melhor.” 

No site Teutônia Arbitragem é possível acompanhar a tabela de jogos, resultados e classificação dos times.  

https://www.teutoniaarbitragem.com.br/liga/campeonato/1591-campeonatopraiano2023masculinotaquarirs 




EQUIPES PARTICIPANTES

Chave A:

1- Amigos do Adélio/Aragão Serigrafia/Belfaactus

2- Vidro Mais/Construtora WF

3- Base Taquariense/Bar do Chico

4- Bar da Tucha


Chave B:

1- Rosário 

2- MDV/Só panelas

3- Furacão/Dunamis

4- Danados/Barbearia Maciel Brandão

]]>
Legislação municipal regulamenta transporte escolar remunerado Fri, 03 Feb 2023 08:45:51 -0300 https://www.taquari.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/3712/?legislacao-municipal-regulamenta-transporte-escolar-remunerado.html https://www.taquari.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/3712/?legislacao-municipal-regulamenta-transporte-escolar-remunerado.html Esta vigente, desde dezembro do ano passado, a lei municipal nº 4.624/2022, que dispõe sobre serviço remunerado de condução coletiva de escolares. As medidas estão de acordo com o que determina o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), explica a coordenadora do Setor, Joice Azevedo.

A lei implementa mecanismos que visam à segurança dos estudantes, como o credenciamento de empresas e requisitos mínimos para os motoristas. “Para exercer atividade de transporte escolar remunerado, o veículo deverá ser registrado quanto à espécie como veículo de passageiros e possuir os equipamentos obrigatórios e de segurança”, afirma a coordenadora. 

O prefeito André Brito destaca ainda a importância da conscientização da população quanto ao transporte escolar seguro e regulamentado e salienta que as escolas são agentes neste processo junto às famílias. 

Com a legislação, o serviço de transporte escolar remunerado somente poderá ser realizado mediante autorização do Departamento Municipal de Trânsito, tanto para pessoa física quanto jurídica. 

Os veículos autorizados pelo setor terão que ter um selo fixado no para-brisa do veículo, de 10 cm de altura por 15cm de largura, contendo, entre outros, o Brasão do município, a placa do veículo, o ano da realização da vistoria e a data em que é válida. A capacidade mínima será de oito passageiros. 

A autorização será concedida para empresas com sede no município, que possuem alvará de localização e funcionamento; com registro na Junta Comercial do Estado do Rio Grande do Sul e apresentem a relação dos veículos que serão utilizados na prestação do serviço, com o devido Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), para comprovação da propriedade, e contrato de comodato, aluguel ou arrendamento, se for o caso, entre outros. Para pessoa física, é necessário, também, apresentar à Prefeitura o cadastro do condutor, que deverá ter mais de 21 anos; estar habilitado na categoria D; não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima, ou ser reincidente em infrações médias durante os doze últimos meses e ser aprovado em curso especializado, nos termos da normatização do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN).

O Departamento de Trânsito fornecerá aos condutores cadastrados a Identidade de Condutor de Transporte Público (ICTP), documento de porte obrigatório com validade de 12 meses.

]]>
Administração disponibiliza desfibrilador para viatura de Resgate dos Bombeiros  Wed, 01 Feb 2023 17:27:25 -0300 https://www.taquari.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/3711/?administracao-disponibiliza-desfibriladorpara-viatura-de-resgate-dos-bombeiros.html https://www.taquari.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/3711/?administracao-disponibiliza-desfibriladorpara-viatura-de-resgate-dos-bombeiros.html O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Sul retomou suas atividades de Atendimento Pré-Hospitalar (APH) em sua área de abrangência do 5º pelotão de Taquari, onde estão também estão os municípios de Tabaí e Triunfo.


O retorno da atividade é marcado pela chegada de uma nova viatura Resgate, de modelo Ford Transit, zero Km e totalmente adaptada e equipada para atender a população com mais agilidade, eficiência e qualidade, adquirida pelo governo do Estado. 


A Administração Municipal, sabedor da importância deste atendimento, está engajada neste processo e fez a cedência de alguns equipamentos como o Desfibrilador Automático (DEA) e suprirá parte dos materiais básicos de uso rotineiro, como ataduras, lençóis, materiais para curativos em geral, entre outros.


“Este atendimento será um complemento auxiliar do serviço já prestado pelo SAMU e reforçamos que em toda e qualquer ocorrência deverá ser acionado o SAMU através do telefone de emergência 192”, destaca o comandante do pelotão, sargento Celso Martins.


O prefeito André Brito destaca a importância desta parceria com os Bombeiros e com a destinação dos materiais, especialmente, do desfibrilador, que pode salvar vidas. 


O veículo será destinado aos atendimentos de urgência e emergência, podendo ser acionado pelo número de emergência 193. “É muito importante quando ao solicitar atendimento, manter a calma ao ligar, informar de maneira precisa o que está acontecendo, passar o local exato da ocorrência e o número de vítimas envolvidas”, acrescenta o comandante.


Os serviços prestados pelos bombeiros serão no atendimento às vítimas de acidentes domésticos, sinistros de trânsito, cortes, fraturas, quedas, engasgamento, afogamentos, entre outros. Será prestado atendimento primários no local, estabilização e transporte até o hospital, quando necessário. 

]]>
Governo do Estado homologa decreto de situação de emergência de Taquari Tue, 31 Jan 2023 15:18:03 -0300 https://www.taquari.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/3710/?governo-do-estado-homologa-decreto-de-situacao-de-emergencia-de-taquari.html https://www.taquari.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/3710/?governo-do-estado-homologa-decreto-de-situacao-de-emergencia-de-taquari.html A situação de emergência no município, decretada pelo prefeito André Brito, em 10 de janeiro, em decorrência da estiagem, foi homologada pelo governo no Estado e publicada no diário oficial desta terça-feira, 31 de janeiro. 

Com a medida, o Estado confirma que os decretos de declaração de situação anormal estão em consonância com os critérios estabelecidos pela legislação Federal e, assim, os órgãos regionais estaduais do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil ( SINPDEC), estão autorizados a prestar apoio suplementar aos municípios afetados.

Mais de 20 municípios já tiveram a situação de emergência pela estiagem reconhecida pelo governo do Estado nos último mês. 

Em Taquari, na data da publicação do decreto, o prejuízo aos produtores rurais estava estimado em R$ 13,3 milhões.

A administração municipal tem prestado todo o suporte possível. Já são mais de 10 famílias atendidas com água para o consumo humano, o que corresponde a R$ 7,7 mil, e  mais de 700 horas de retroescavadeira, o que representa R$ 100 mil, para abertura e limpeza de açudes para dessedentação animal.

Também será instalada uma rede de água na localidade de Fazenda Pereira, que atenderá 20 famílias, no valor estimado de R$ 8,5 mil. O material já foi adquirido pela Administração, que aguarda a entrega para iniciar o trabalho.  

Agenda com secretário

 estadual da Agricultura

O prefeito André Brito teve agenda, nesta terça-feira, em Porto Alegre, onde se reuniu com o secretário da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Giovani Feltes, e os prefeitos de Nova Santa Rita e Glorinha, representantes da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal). Na ocasião, eles solicitaram recursos para ações de resposta à estiagem no município. Conforme levantamento recente, são R$ 135.805,40 aplicados em ações como aquisição de materiais para extensão de rede de água, abastecimentos com caminhão pipa, abertura de micro-açudes e despesa com pessoal, combustível e aluguel de veículo leve. 

O Prefeito solicitou a liberação de recursos do programa Avançar na Agropecuária e no Desenvolvimento Rural para abertura de 22 açudes e construção de poços artesianos em diversas comunidades. Segundo Brito, deverá ser liberado, em 10 dias, de R$ 120 mil a R$ 130 mil, para cada município que se habilitar, para a perfuração de poços artesianos. Foi solicitada ainda a abertura de negociação com o Banrisul, BRDE e Banco do Brasil para que possam apresentar alternativas financeiras aos agricultores atingidos. “Estamos trabalhando para atender a comunidade mais necessitada neste momento difícil e fazendo a nossa parte. Agora, vamos buscar junto ao governo do Estado apoio financeiro e liberação de recursos”, destaca Brito. Foi tratado ainda sobre a existência de um estudo para a implantação de um programa de irrigação estadual, ajudando a enfrentar cenários de falta de chuvas como o atual. 



]]>
Doações de roupas e calçados estão organizadas em sala junto ao Pavilhão Fri, 27 Jan 2023 14:42:42 -0300 https://www.taquari.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/3709/?doacoes-de-roupas-e-calcados-estao-organizadas-em-sala-junto-ao-pavilhao.html https://www.taquari.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/3709/?doacoes-de-roupas-e-calcados-estao-organizadas-em-sala-junto-ao-pavilhao.html


Mesmo com os dias quentes, com temperaturas acima dos 35º C, a procura por roupas e calçados junto à Assistência Social continua. Em vinte dias do mês de janeiro, cerca de 30 pessoas retiraram peças na sala montada há cerca de sete meses no Pavilhão da Laranja. 

É para este espaço que as roupas e calçados repassados pela comunidade à secretaria da Assistência Social estão organizados, dobrados e separados gênero e tamanho. Todas as doações que estavam guardadas no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) foram encaminhadas para a sala, que fica aberta à comunidade para doações ou retiradas das 8h às 13h. 

O movimento de pessoas que buscam as roupas é maior do que o das que vão doar. Há escassez de peças masculinas adulto e bebê para as quais há grande procura.  

A moradora do bairro Parque da Pedreira, Maria de Lourdes Sehn, 76 anos, recentemente, doou araras, cabides e muitas roupas que tinha em casa, adquiridas de um brechó que encerrou as atividades. “Busquei me informar e soube que a prefeitura tinha este espaço. Gosto de ajudar. Quem não vive para servir não serve para viver”, diz.  

O secretário municipal de Assistência Social, Luís Porto, destaca a importância de haver um local específico para a retirada das doações pelas pessoas em vulnerabilidade social. “Estamos no verão mas sabemos que o inverno castiga. Ter um local específico à disposição da comunidade é muito importante”, diz.  



Colaboração voluntária

Nas segundas-feiras, há uma voluntária no local para fazer o atendimento. “Gosto de estar no meio das pessoas e deste trabalho de organizar roupas”, diz a voluntária, que prefere não se identificar. Foi dela o trabalho de organização do espaço.     

A assistente social Marisa Fazenda ressalta a importância das pessoas que colaboram fazendo as doações das peças. “Queremos agradecer a todos que de alguma forma participam deste projeto, seja doando ou se voluntariado, tudo é para o melhor da nossa comunidade, e dos mais vulneráveis”, afirma.

]]>
Demanda do Posto Central será remanejada para outras unidades Fri, 27 Jan 2023 08:37:18 -0300 https://www.taquari.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/3708/?demanda-do-posto-central-sera--remanejada-para-outras-unidades.html https://www.taquari.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/3708/?demanda-do-posto-central-sera--remanejada-para-outras-unidades.html Os serviços de saúde realizados no Posto de Saúde passam, a partir de 6 de fevereiro, para outras unidades. Isso ocorre devido à decisão judicial em favor do INSS, proprietário do prédio, que solicitou a desocupação até 8 de fevereiro. 

O prefeito André Brito destaca que está sendo elaborado um projeto para reformar o prédio onde funcionou a Secretaria Municipal da Saúde, na Rua Osvaldo Aranha (próximo à Lagoa), para a criação de um centro de atendimento de especialidades, que atenderá uma parte desta demanda. 

Os serviços realizados na unidade Central serão distribuídos para os postos do Passo da Aldeia, Colônia 20 e Praia/Caieira, conforme a especialidade. Veja o quadro: 



Novos locais dos serviços médico e vacinação

Clínico Geral, Anderson Silveira: marcações de consultas podem ser feitas até a segunda-feira, 30 de janeiro, no Posto Central. A partir de 1º de fevereiro, será na unidade do bairro Passo da Aldeia, pelo telefone 3653-6230. As consultas serão nas terças e quintas-feiras, pela manhã e tarde, e nas sextas-feiras, à tarde.


Ginecologista Gabriel Bruxel: passa a atender na unidade do bairro Praia/Caieira, a partir de 31 de janeiro, mantendo-se nas tardes de terça-feira.


Obstetra Rodrigo Godilho: atenderá na unidade do Praia/Caieira, nas quintas-feiras, manhã e tarde. E o médico Gabriel Bruxel, na tarde de sexta-feira.


Pediatra Clóvis de Souza Mattos: passa a atender apenas na unidade do Passo da Aldeia, todos os dias da semana, nos dois turnos. 


Sala de Vacina: encerra o serviço na sexta-feira, 27 de janeiro, para as vacinas de rotina. A de covid-19 segue no Posto Central. Na próxima semana, as vacinas de rotina serão aplicadas na unidade do Colônia 20. A partir de 6 de fevereiro, todas as vacinas passam a ser aplicadas nas unidades do Praia/Caieira e do Colônia 20. 

]]>
Administração Municipal antecipará pagamento do 13º dos servidores Thu, 26 Jan 2023 11:13:26 -0300 https://www.taquari.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/3707/?administracao-municipal-antecipara-pagamento-do-13o-dos-servidores.html https://www.taquari.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/3707/?administracao-municipal-antecipara-pagamento-do-13o-dos-servidores.html

O prefeito André Brito anunciou, na manhã, desta quinta-feira, 26, que a 1ª parcela do 13º de 2023 dos servidores será disponibilizada no próximo dia 13 de fevereiro. A folha do mês de janeiro será paga nesta sexta-feira, 27 de janeiro, e a primeira quinzena de fevereiro, em 15 de fevereiro. 

Com a medida, a Administração Municipal segue a tradição de antecipar o pagamento, que objetiva disponibilizar mais recursos circulando na economia. 

]]>
Audiência Pública tratará sobre parcelamento do solo Wed, 25 Jan 2023 11:41:24 -0300 https://www.taquari.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/3706/?audiencia-publica-tratara-sobre-parcelamento-do-solo.html https://www.taquari.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/3706/?audiencia-publica-tratara-sobre-parcelamento-do-solo.html A Administração Municipal realizará na quarta-feira, 1º de fevereiro, na Câmara de Vereadores, uma audiência pública, às 19h. No evento será debatida a alteração na Lei 2.615/06, que trata do parcelamento de solo urbano, incluindo loteamentos e desmembramentos, e sobre a Minuta de Condomínios Industriais. Serão apresentados alguns tópicos da lei que está sendo criada para regular condomínios industriais, como o que o município está implantando, e a dimensões dos lotes para desmembramento e loteamento.

Empreendedores, arquitetos, incorporadoras, engenheiros e demais munícipes interessados devem participar deste momento de debate público. Haverá espaço para uso da palavra mediante inscrição prévia, cujo prazo encerra 15 minutos após o início. “A audiência pública é o espaço aberto para a comunidade se manifestar. Todos estão convidados a participar do debate”, destaca o prefeito André Brito. 

]]>
Taquari não terá Carnaval de rua Tue, 24 Jan 2023 14:24:34 -0300 https://www.taquari.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/3705/?taquari-nao-tera-carnaval-de-rua.html https://www.taquari.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/3705/?taquari-nao-tera-carnaval-de-rua.html A Administração Municipal anunciou, na tarde desta terça-feira, 24, que não haverá Carnaval de Rua no município. A Festa de Momo, que neste ano será entre os dias 18 e 21 de fevereiro, não terá os desfiles das sociedades carnavalescas, nem das turmas.

O vice-prefeito Ramon de Jesus destaca que a Administração Municipal permanece com diálogo aberto para que as agremiações se organizem e possam retomar esse tradicional evento de Taquari em 2024.

Para quem gosta de curtir o Carnaval no clube, o Grêmio Recreativo Alvi Negro promoverá a 7ª edição do Baile Recordar é Viver, na noite da sexta-feira, 17 de fevereiro. O evento é animado com músicas dos Carnavais das décadas de 70 aos anos 2000, sem deixar de lado os hinos das Margaridas e do Alvi Negro, que fizeram sucesso na época das marchinhas.

]]>