RSS Taquari - RS Notícias de Taquari/RS Sat, 11 Jul 2020 17:55:38 -0300 Sat, 11 Jul 2020 17:55:38 -0300 Zend_Feed_Writer 1.12.21dev (http://framework.zend.com) https://www.taquari.rs.gov.br/rss Morre primeiro taquariense no município diagnosticado com coronavírus Thu, 09 Jul 2020 15:18:50 -0300 https://www.taquari.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/3074/?morre-primeiro-taquariense-no-municipio-diagnosticado-com-coronavirus.html https://www.taquari.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/3074/?morre-primeiro-taquariense-no-municipio-diagnosticado-com-coronavirus.html A administração vem a público informar que, no último sábado, dia 4, um homem de 79 anos, que estava internado no Hospital São José, lamentavelmente veio a falecer em decorrência de complicações causadas pelo coronavírus.

O taquariense, que contraiu a doença em Taquari, infelizmente acabou se tornando a primeira vítima fatal confirmada no município. O resultado do exame, feito antes do óbito, chegou ao conhecimento da Secretaria de Saúde na noite de ontem. Todos os familiares do paciente estavam isolados, sem qualquer contato com ele.

Além disso, é fundamental alertar a comunidade de que tivemos uma grande elevação na curva de casos de coronavírus em Taquari. Foram 8 contaminados registrados nesta semana, aumentando o total de infecções para 154. Diante desse cenário preocupante, a Prefeitura decidiu adotar as seguintes medidas de prevenção:

- A partir das 13h30min desta quinta-feira, dia 9, pelo menos até este domingo, dia 12, o Centro Administrativo estará fechado, devido a uma funcionária do setor de Limpeza ter contraído coronavírus. Cabe salientar que seu último dia de trabalho na sede da Prefeitura foi na quinta-feira passada, dia 2;

- Todos os servidores que trabalham no Centro Administrativo serão submetidos a testagem para possível detecção da doença;

- Os postos de saúde dos bairros Passo da Aldeia, Praia e Prado também estarão fechados pelo menos até este domingo, dia 12, e todos os funcionários dessas unidades serão testados, uma vez que tiveram contato com pessoas contaminadas;

- Todos os funcionários do Hospital São José serão testados novamente;

- Mais detalhes serão divulgados pelo prefeito Emanuel Hassen de Jesus (Maneco) nesta quinta-feira, dia 9, a partir das 20h, em transmissão ao vivo.

]]>
Empresa de call center anuncia novas vagas de emprego no município Tue, 07 Jul 2020 14:37:03 -0300 https://www.taquari.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/3073/?empresa-de-call-center-anuncia-novas-vagas-de-emprego-no-municipio.html https://www.taquari.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/3073/?empresa-de-call-center-anuncia-novas-vagas-de-emprego-no-municipio.html Mesmo em período de pandemia, a empresa Zanc anunciou na última segunda-feira, dia 6, que vai contratar 60 novos colaboradores para trabalhar na unidade de Taquari. Os currículos devem ser encaminhados para o e-mail zanc@taquari.rs.gov.br até a próxima sexta, dia 10.

A empresa está instalada no antigo Seminário Seráfico, prédio que foi reformado e cedido pela Prefeitura. “Desde o primeiro dia da nossa gestão, sabíamos da importância e da necessidade de gerar empregos em Taquari. Mas os maiores problemas sempre foram a falta de infraestrutura e as condições na cidade. Dificuldades enormes que foram, uma a uma, sendo superadas para que nossa cidade pudesse competir de igual para igual com todas as outras", afirmou o prefeito Emanuel Hassen de Jesus (Maneco).

A administração também está concluindo a construindo um novo pavilhão para a Renovest. E dois aviários estão se instalando no interior do município. “Hoje, com orgulho, mesmo neste momento turbulento, podemos dizer que nossa cidade não perde para as outras. Temos condições iguais de competir”, finalizou o Maneco.

]]>
Imunização contra a gripe está disponível para toda população Tue, 07 Jul 2020 09:14:49 -0300 https://www.taquari.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/3072/?imunizacao-contra-a-gripe-esta-disponivel-para-toda-populacao.html https://www.taquari.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/3072/?imunizacao-contra-a-gripe-esta-disponivel-para-toda-populacao.html A vacinação contra a gripe já está disponível para toda a população do município. As doses estão sendo distribuídas em três postos de saúde de Taquari: Colônia Vinte, Central e Praia.

O horário de funcionamento dos postos Praia e Colônia 20 vai das 8h às 11h e das 13h  às 16h30min, enquanto o do Central vai das 8h às 11h20min e das 13h às 15h45min.

A vacinação se estenderá conforme disponibilidade de doses. A administração municipal ressalta que a prevenção contra coronavírus continua, e o uso de máscara segue obrigatório, conforme determinação estadual.

]]>
Taquari é reconhecida no programa "Prefeito Amigo da Criança” Mon, 06 Jul 2020 15:51:01 -0300 https://www.taquari.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/3071/?taquari-e-reconhecida-no-programa-prefeito-amigo-da-crianca.html https://www.taquari.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/3071/?taquari-e-reconhecida-no-programa-prefeito-amigo-da-crianca.html Taquari aderiu ao programa "Prefeito Amigo da Criança" em 2017 e, desde então, desenvolve ações intersetoriais em projetos que proporcionam a integração entre diferentes pastas da administração, como Secretaria de Educação, Secretaria da Saúde, Secretaria de Habitação e Assistência Social, Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer e Secretaria da Fazenda.

Alguns programas sociais já existiam e foram aperfeiçoados após a adesão ao projeto, como o "Comunidade Ativa", que passou a atender a um número maior de crianças e adolescentes e oferecer diversas opções de oficinas, como música, teatro e capoeira, no turno inverso ao da escola.

Outra iniciativa ampliada em razão das orientações do programa "Prefeito Amigo da Criança" foi o "Projeto Verão", que ocorre no período de férias escolares e oportuniza a crianças e jovens do município a participação gratuita em oficinas esportivas como natação, vôlei, ginástica e futebol.

Fora isso, há as parcerias entre o município e instituições de Taquari, no atendimento e ações que atendam crianças e adolescentes, como a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), a Associação Pequenos Notáveis e a Escolinha Pinheiros/Duttra.

Entre os números positivos que alavancaram o reconhecimento de Taquari, estão o aumento em 56,8% dos recursos destinados ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, via dedução do imposto de renda de pessoas físicas, que foi de R$ 47.010, em 2017, para R$ 73.695, em 2019.

A ampliação de vagas na rede municipal também foi apontada como ação positiva pelo programa. Aumento de 22,2 pontos percentuais na taxa de matrículas na Educação Infantil (etapa pré-escola). De 70,3%, em 2016, para 92,5%, em 2019, e crescimento de 5,1 pontos percentuais na taxa de matrículas na Educação Infantil (etapa creche). De 36,2%, em 2016, para 41,4%, em 2019.

“Esse reconhecimento é resultado do nosso trabalho frente a ações de cidadania e de políticas públicas voltadas ao fortalecimento dos direitos das crianças e dos adolescentes do nosso município. E, também, é um incentivo para continuarmos buscando, cada vez mais, o desenvolvimento social em nossa cidade”, afirmou o prefeito Emanuel Hassen de Jesus (Maneco).

]]>
Cirurgiões atenderão no Hospital São José Mon, 06 Jul 2020 11:46:35 -0300 https://www.taquari.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/3070/?cirurgioes-atenderao-no-hospital-sao-jose.html https://www.taquari.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/3070/?cirurgioes-atenderao-no-hospital-sao-jose.html Com as obras de melhorias e ampliação do Hospital São José, a instituição trouxe novos profissionais para atuar nas novas instalações, como no bloco cirúrgico.

Os médicos Henrique Pauletti e Edmundo Navarro farão parte da equipe do remodelado setor do Hospital São José, como cirurgiões de baixa e média complexidade, e também da ala de endoscopia e colonoscopia. Ambos são formados pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) e já atuaram em diversos municípios do Estado.

Para os profissionais da saúde, o investimento realizado pelo município no hospital é de grande importância para capacitação e atendimento da população. “Temos uma expectativa muito boa para nossa atuação em Taquari”, afirmou Edmundo.

Investimento

A administração municipal tem aportado uma série de melhorias no Hospital São José, como os 10 leitos de UTI COVID-19, a reestruturação de alguns quartos para internação, a aquisição de tomógrafo e raio-x digital móvel, mais a obra do obra do bloco cirúrgico e do espaço de endoscopia.]]>
Produtor rural investe em agricultura orgânica Mon, 06 Jul 2020 10:41:32 -0300 https://www.taquari.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/3069/?produtor-rural-investe-em-agricultura-organica.html https://www.taquari.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/3069/?produtor-rural-investe-em-agricultura-organica.html A diversificação e o fortalecimento das pequenas propriedades rurais são formas de evitar o êxodo do campo e o desenvolvimento da economia. Além de proporcionar a diversificação e a produção de alimentos saudáveis.

O casal Alex Sandro Faleiro e Josiane Muller, da localidade de Fazenda Pereira, é um exemplo disso. Com uma produção orgânica, eles trabalham com hortaliças, na qual cerca de 70% são comercializadas para merenda escolar da rede municipal. Outra fonte de escoamento da produção é na Feira Municipal.

Devido à pandemia do novo coronavírus e à suspensão das aulas, os agricultores forneceram os alimentos orgânicos para as 690 cestas básicas entregues para famílias de alunos da rede municipal em vulnerabilidade social. Entre os cultivares estavam moranga, aipim, repolho, bergamota e batata doce. “Para nós, foi importante a entrega desses produtos, e são todos alimentos frescos e sem agrotóxicos”, disse Alex Sandro.

Feira online

Em função da pandemia, o movimento na Feira Municipal do Agricultor diminuiu, assim como em outros municípios. Diante disso, a Empresa de Assitência Técnica e Extensão Rural (Emater/RS-Ascar) criou a Feira Virtual da Agricultura Familiar, para que produtores rurais possam se conectar com seus clientes.

“Muitos fregueses entram em contato pelo telefone ou pelo WhatsApp, outros vêm aqui na propriedade para buscar. É uma forma que encontramos, neste momento, para comercializar nossos produtos”, afirmou.

Em Taquari, há quatro produtores cadastrados. O acesso à plataforma é feito pelo link: http://www.emater.tche.br/site/fevaf/fornecedores

Tabaco orgânico

Outra alternativa de renda na propriedade é o cultivo de fumo sem agrotóxicos. São 20 mil pés, que passam por um processo rigoroso de análise antes da certificação. “Já recebemos a certificação nos últimos dois anos, e seguimos todas as orientações para continuarmos assim”, destacou o agricultor.

Após a confirmação de que o tabaco é livre de agrotóxico, o produto teve um acréscimo de 30% a 60% no valor de mercado.

]]>
Educação realiza segunda etapa da entrega de cestas básicas Thu, 02 Jul 2020 09:30:20 -0300 https://www.taquari.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/3067/?educacao-realiza-segunda-etapa-da-entrega-de-cestas-basicas.html https://www.taquari.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/3067/?educacao-realiza-segunda-etapa-da-entrega-de-cestas-basicas.html Na última quarta-feira, dia 1º, as escolas da rede municipal realizaram a entrega de 420 cestas básicas para famílias de alunos em vulnerabilidade social. Os alimentos, adquiridos com recursos da Secretaria de Educação, foram entregues com todos os cuidados de prevenção.

Cada kit contém leite, arroz, bergamota, farinha de trigo, óleo de soja, massa, aipim, batata, ovos e feijão. “As cestas foram pensadas para atender todas as necessidades nutricionais das famílias neste momento de pandemia”, afirmou a supervisora da pasta, Janiffer Lang.

As equipes diretivas das escolas, junto com a Educação, realizaram o levantamento das famílias em vulnerabilidade social para direcionar as cestas básicas. A organização dos kits foi feita no Ginásio José Fritz Machado.

]]>
Live beneficente com Paulinho Mixaria e talentos locais marcará aniversário de Taquari Fri, 03 Jul 2020 16:16:20 -0300 https://www.taquari.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/3068/?live-beneficente-com-paulinho-mixaria-e-talentos-locais-marcara-aniversario-de-taquari.html https://www.taquari.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/3068/?live-beneficente-com-paulinho-mixaria-e-talentos-locais-marcara-aniversario-de-taquari.html A passagem dos 171 anos de emancipação política de Taquari será festejada pela Prefeitura com uma programação especial, para que a população desfrute sem sair de casa. A partir das 19h do feriado de 4 de julho, haverá uma transmissão ao vivo direto do Retatec e em prol do Hospital São José, repleta de atrações e convidados ilustres, com destaque para a apresentação do humorista taquariense Paulinho Mixaria. A live contará ainda com a participação de bandas e músicos locais.

A população acompanhará tudo por meio da página da administração no Facebook (www.facebook.com/prefeiturataquari) ou no Instagram (@PrefeituraTaquari). De acordo com a coordenadora municipal de Cultura, Sabrina Freitas, o diferencial da iniciativa será o seu caráter solidário, em benefício do Hospital São José. “Durante os shows, o público poderá fazer doações de qualquer valor à instituição, através da tela do smartphone, ou colaborar com alimentos e produtos de higiene pessoal. As contribuições deverão ser entregues na portaria do clube, seguindo todos os protocolos de saúde”, salienta.

Conforme o prefeito Emanuel Hassen de Jesus (Maneco), a ação foi pensada com carinho para a comunidade participar, interagir e se divertir, mesmo em tempos tão difíceis. “Em 2020, devido à necessidade de distanciamento, infelizmente nossa comemoração terá de ser diferente. Embora atualmente longe uns dos outros, estaremos conectados no dia 4, ainda que virtualmente, para prestigiar atrações que são orgulho para Taquari. Principalmente o nosso conterrâneo Paulinho Mixaria, que há tantos anos engrandece o nome do município em todo o país”, destaca.

PROGRAME-SE

Herança de Pampa: 19h

William e Fabrício: 19h30min

Thales e Fabrício: 20h

Talles e Verdia: 20h30min

Paulinho Mixaria: 21h

Tri Beatles: 22h

DJ Fô Machado: 22h30min

Grupo Tardinha: 23h

DJ Maria Gabriela: 23h15min

Jaws e Mary Jane: 23h30min

DJ Calil: 23h45min

Durante a live, também haverá participação especial do pastor Antônio Cirilo, em vídeo.

]]>
Agricultura e Emater realizam campanha de mudas da Afubra Wed, 01 Jul 2020 10:53:43 -0300 https://www.taquari.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/3066/?agricultura-e-emater-realizam-campanha-de-mudas-da-afubra.html https://www.taquari.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/3066/?agricultura-e-emater-realizam-campanha-de-mudas-da-afubra.html A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RS-Ascar), em parceria com a Secretaria de Agricultura, realiza pela primeira vez a campanha de mudas da AFUBRA.

Há disponibilidade de cinco cultivares de batata-doce (BRS Amélia, BRS Cuia, BRS Rubissol, BRS Gaita, BRS Beauregard), três cultivares de bananeira (Platina, Prata Anã e Princesa), nove cultivares de cana-de-açúcar, mudas de espécies florestais nativas. Grande parte desses cultivares são materiais desenvolvidos pela Embrapa e com zoneamento para o RS.

Estão disponíveis mudas de forrageiras, entre elas mudas de capim-elefante anão (BRS Kurumi), ótima pastagem perene e a cultivar de capim-elefante (BRS Capiaçu), de alto rendimento para produção de silagem. As encomendas vão até o próximo dia 15, no escritório da Emater, no Centro Administrativo da Prefeitura. Mais informações pelo número (51) 99817-0713.

Preços

* Bata-doce: R$ 1,70 cada.
* Bananas: R$ 6,00 cada.
* Cana-de-açúcar: R$ 1,60 cada.
* Nativas: R$ 3,00 cada.
* Forrageiras: R$ 0,45 cada.

]]>
Município investe 33% de sua receita na área da saúde Tue, 30 Jun 2020 15:42:47 -0300 https://www.taquari.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/3065/?municipio-investe-33-de-sua-receita-na-area-da-saude.html https://www.taquari.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/3065/?municipio-investe-33-de-sua-receita-na-area-da-saude.html
Coube ao coordenador do Departamento Municipal de Contabilidade, Pedro Alberto de Quadros Ramos, realizar a apresentação do relatório. "A prestação de contas reforça o compromisso com a sociedade e com a transparência pública", afirma.

De acordo com os números divulgados, foram aplicados, ao longo dos quatro primeiros meses do ano, R$ 7.622.411,81 na área da saúde, sendo R$ 5.121.426,96 em recursos próprios da Prefeitura.]]>