RSS Taquari - RS Notícias de Taquari/RS Mon, 23 Sep 2019 00:03:11 -0300 Mon, 23 Sep 2019 00:03:11 -0300 Zend_Feed_Writer 1.12.11 (http://framework.zend.com) https://www.taquari.rs.gov.br/rss Edital para alienação de bens imóveis recebe inscrições até dia 3 de outubro Sat, 21 Sep 2019 14:35:09 -0300 https://www.taquari.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/2709/?edital-para-alienacao-de-bens-imoveis-recebe-inscricoes-ate-dia-3-de-outubro.html https://www.taquari.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/2709/?edital-para-alienacao-de-bens-imoveis-recebe-inscricoes-ate-dia-3-de-outubro.html A Prefeitura Municipal publicou edital de concorrência pública para leilão de bens imóveis. Pessoas físicas e/ou jurídicas poderão participar do processo licitatório. A abertura das propostas está marcada para 3 de outubro, às 9h.

O documento e seus anexos estão disponíveis no site do município, www.taquari.rs.gov.br, pelo menu “Publicações Oficiais”, aba “Licitações – Concorrência Pública”. Mais informações podem ser obtidas através do fone 3653-6200, ramal 237, ou pelo e-mail dep.licitacoes@taquari.rs.gov.br.

]]>
UBS em Amoras será inaugurada neste domingo, dia 22 Sat, 21 Sep 2019 14:23:09 -0300 https://www.taquari.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/2708/?ubs-em-amoras-sera-inaugurada-neste-domingo-dia-22.html https://www.taquari.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/2708/?ubs-em-amoras-sera-inaugurada-neste-domingo-dia-22.html Prioridade absoluta da administração municipal, a área da saúde em Taquari vem recebendo, ao longo dos últimos anos, atenção especial no que se refere à destinação de recursos financeiros. Neste domingo, dia 22, às 18h, a Unidade Básica de Saúde (UBS) de Amoras abre suas portas no interior do município, levando apoio médico e a realização de consultas para mais perto dos moradores.

A partir de agora, quem reside na localidade e próximo à RSC-287 terá condições de ser atendido com todo carinho, sem espera ou necessidade de pegar conduções para ir até a cidade. O recurso para erguer o prédio em Amoras, cuja quantia gira em torno de R$ 350 mil, veio de emenda parlamentar do ex-deputado Vieira da Cunha (PDT) - na época do anúncio da conquista, Vieira exercia mandato na Câmara Federal, em Brasília. Já a viabilização dos equipamentos, no valor de R$ 150 mil, foi garantida em parceria com o deputado federal Afonso Motta (PDT).

“Há não muito tempo, fecharam postos de saúde em Taquari para economizar na primeira crise. Nós fizemos o contrário: no meio da turbulência, construímos, duplicamos, aumentamos postos e compramos materiais. E também cortamos na própria carne, diminuindo gastos com CCs e secretários, para não tirar da população”, destaca o prefeito Emanuel Hassen de Jesus (Maneco).

]]>
Alunos da rede municipal participam de atividades na Semana do Trânsito Sat, 21 Sep 2019 14:18:33 -0300 https://www.taquari.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/2707/?alunos-da-rede-municipal-participam-de-atividades-na-semana-do-transito.html https://www.taquari.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/2707/?alunos-da-rede-municipal-participam-de-atividades-na-semana-do-transito.html A quadra de esportes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Osvaldo Ferreira Brandão recebeu um grande público na tarde da última quinta-feira, dia 19, em prol da conscientização. Mais de 450 alunos de 1º a 5º ano dos educandários municipais estiveram envolvidos em ações relativas à Semana Nacional do Trânsito, propostas pela Secretaria de Educação em parceria com o Centro de Formação de Condutores (CFC) de Taquari.

O evento, apoiado também pelo Departamento de Trânsito da Prefeitura, contou com a realização de uma palestra educativa e entrega de panfletos de orientação. Na entrada, foram distribuídas carteirinhas de habilitação para cada criança. Numa pista montada na quadra, através de sorteio, os pequenos tiveram a oportunidade de andar de mini Herbie, réplica do veículo famoso que brilhou nos filmes da Disney.

Na próxima quarta-feira, dia 25, funcionários do Departamento de Trânsito farão uma blitz de educação. O evento acontece das 9h às 11h e das 14h às 16h, na Rua Osvaldo Aranha, em frente à agência do Banco do Brasil. O objetivo é desenvolver a conscientização social sobre os cuidados básicos que todos devem ter no trânsito.

]]>
Representantes do Cogemas participam de reunião em Fazenda Vilanova Sat, 21 Sep 2019 14:11:34 -0300 https://www.taquari.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/2706/?representantes-do-cogemas-participam-de-reuniao-em-fazenda-vilanova.html https://www.taquari.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/2706/?representantes-do-cogemas-participam-de-reuniao-em-fazenda-vilanova.html Integrantes do Conselho de Gestores Municipais da Assistência Social (Cogemas) estiveram, na semana passada, na cidade vizinha de Fazenda Vilanova, participando de reunião do colegiado da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (AMVAT). Entre outras pautas, foi debatido como cada cidade atua na área assistencialista.

“Estamos cada vez mais unidos regionalmente, seja para cobrar recursos atrasados ou para angariar novos recursos para o Vale do Taquari. No dia 14 de novembro, receberemos os gestores da região em Taquari para um novo encontro”, afirma o coordenador local de Habitação e Assistência Social, Felipe Reis.

]]>
Vem aí a décima edição da Conferência Municipal de Assistência Social Thu, 19 Sep 2019 11:37:50 -0300 https://www.taquari.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/2705/?vem-ai-a-decima-edicao-da-conferencia-municipal-de-assistencia-social.html https://www.taquari.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/2705/?vem-ai-a-decima-edicao-da-conferencia-municipal-de-assistencia-social.html Evento conhecido por reunir um grande público a fim de debater e defender as bandeiras das políticas públicas inclusivas na sociedade, a X Conferência Municipal de Assistência Social de Taquari ocorre na próxima quarta-feira, dia 25. Marcado para as 13h30min, o encontro será realizado na sede da associação dos moradores do bairro Coqueiros.

Neste ano, as atividades são norteadas pelo tema “Assistência Social: Direito do povo, com financiamento público e participação social”. Segundo os organizadores, a iniciativa oportuniza a todos os cidadãos um debate abrangente. “Em um momento histórico de ameaças ao Sistema Único de Assistência Social (Suas), estamos vivenciando o desmonte e a falta de incentivo à política pública de Assistência Social, comprometendo a sobrevivência de milhões de famílias”, emendam.

Para os idealizadores, “necessita-se de um grande processo de mobilização, participação, enfrentamento de desafios e, principalmente, de construção de um movimento amplo e plural em defesa do Suas, da Política de Assistência Social e da Seguridade Social”. Aberta à comunidade taquariense, a conferência se estenderá por toda a tarde.

Saiba mais

O Suas organiza as ações da assistência em dois tipos de proteção social. A primeira é a Proteção Social Básica, destinada à prevenção de riscos sociais e pessoais, por meio da oferta de programas, projetos, serviços e benefícios a indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade.

A segunda é a Proteção Social Especial, destinada a famílias e a indivíduos que já se encontram em situação de risco e que tiveram seus direitos violados por ocorrência de abandono, maus-tratos, abuso sexual, uso de drogas, entre outros aspectos.

]]>
Sine anuncia vaga de emprego Tue, 17 Sep 2019 14:46:56 -0300 https://www.taquari.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/2704/?sine-anuncia-vaga-de-emprego.html https://www.taquari.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/2704/?sine-anuncia-vaga-de-emprego.html A agência da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS)/Sistema Nacional de Emprego (Sine) de Taquari divulga oportunidade de trabalho na área de monitor de informática. Requisitos: idade acima de 21 anos; 2º grau completo; boa comunicação; atenção e organização; ter iniciativa e responsabilidade; experiência em Informática Avançada será um diferencial.

Benefícios: ótimo ambiente de trabalho, chance de crescimento, remuneração compatível, gratificação por desempenho e qualificação no campo de atuação. Interessados devem comparecer ao Sine até esta quinta-feira, dia 19, munidos de currículo com foto. O setor está localizado no subsolo do Centro Administrativo da Prefeitura. Mais informações pelo fone (51) 3653-6200, ramal 429.

]]>
Prorrogado prazo de credenciamento para chamamento público Tue, 17 Sep 2019 09:45:29 -0300 https://www.taquari.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/2703/?prorrogado-prazo-de-credenciamento-para-chamamento-publico.html https://www.taquari.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/2703/?prorrogado-prazo-de-credenciamento-para-chamamento-publico.html A administração municipal estendeu até esta quinta-feira, dia 19, o período de inscrições para o processo de chamamento público destinado a pessoas jurídicas - empresas, microempresas e firmas individuais - das áreas de psiquiatria, fonoaudiologia e psicologia.

O objetivo consiste na realização de consultas referentes às especialidades, visando ao atendimento à população do serviço de proteção social básica, por meio do Sistema de Atendimento Multidisciplinar à Criança e ao Adolescente (Samca), e do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), respectivamente.

Mais informações podem ser consultadas no site da Prefeitura, www.taquari.rs.gov.br, através do menu “Publicações Oficiais”, aba “Chamamento Público/Credenciamento”; pelo telefone 3653-6200, ramal 237; pelo e-mail dep.licitacoes@taquari.rs.gov.br; ou diretamente no Centro Administrativo, das 8h às 12h ou das 13h30min às 16h30min.

]]>
IBGE realiza pesquisa em domicílios taquarienses Mon, 16 Sep 2019 15:47:26 -0300 https://www.taquari.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/2702/?ibge-realiza-pesquisa-em-domicilios-taquarienses.html https://www.taquari.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/2702/?ibge-realiza-pesquisa-em-domicilios-taquarienses.html A Secretaria de Saúde e Meio Ambiente divulgou, nas últimas semanas, que representantes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estão visitando alguns locais de Taquari para elaboração da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) 2019.

Em parceria com o Ministério da Saúde, a entidade organiza esse levantamento junto à população com o objetivo de coletar dados sobre os estilos de vida do brasileiro. Além disso, a PNS busca conhecer como o cidadão cuida de sua saúde.  Realizada a cada cinco anos, a pesquisa domiciliar é de abrangência nacional.

Segundo a pasta, trata-se de uma análise por amostragem que poderá se estender até dezembro deste ano. A secretaria também informou que apenas algumas residências do município serão visitadas pelos entrevistadores.

Fique alerta

Os funcionários do IBGE estão sempre identificados por crachá, contendo o nome e a matrícula. Com essas informações, você pode verificar a identidade desse profissional através da Central de Atendimento do instituto, pelo número 0800 721 8181.

Em determinadas áreas, além do crachá, eles poderão utilizar colete e crachá com a identidade visual do IBGE. Para executar o trabalho, a entidade faz uso de questionário em papel, smartphone ou notebook.

O IBGE nunca solicita informações bancárias de qualquer pessoa. Caso isso aconteça, acione imediatamente os órgãos competentes e o Atendimento do IBGE para reportar o ocorrido.

]]>
Caps promove encontro de integração relacionado ao Setembro Amarelo Mon, 16 Sep 2019 14:19:08 -0300 https://www.taquari.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/2701/?caps-promove-encontro-de-integracao-relacionado-ao-setembro-amarelo.html https://www.taquari.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/2701/?caps-promove-encontro-de-integracao-relacionado-ao-setembro-amarelo.html Realizou-se, na última terça-feira, dia 10, mais um evento dentro das atividades que marcam a campanha Setembro Amarelo. A iniciativa, sediada no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Florescer, de Taquari, foi enriquecida com vivências e relatos reais de pacientes e familiares, que contaram a história de suas vidas.

Aberta à comunidade, a conversa reuniu um grande público, formado inclusive por pessoas interessadas em saber mais sobre o tema. No final do encontro, foi servido um coquetel. “Agradecemos aos quatro palestrantes que, de forma muito generosa, compartilharam suas experiências conosco. Com certeza, foi uma lição de vida”, destacaram os organizadores.

]]>
Calçadas da Rua Osvaldo Aranha ganham rampas de acessibilidade Mon, 16 Sep 2019 10:29:08 -0300 https://www.taquari.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/2700/?calcadas-da-rua-osvaldo-aranha-ganham-rampas-de-acessibilidade.html https://www.taquari.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/2700/?calcadas-da-rua-osvaldo-aranha-ganham-rampas-de-acessibilidade.html Investir em mobilidade é sinônimo de tranquilidade e segurança. Por isso que, sempre em constante evolução, a administração municipal vem se esforçando ao máximo para garantir infraestrutura adequada às ruas de Taquari.

A empresa Conpasul, após concluir a etapa de pavimentação de todo o perímetro da Osvaldo Aranha, agora se concentra na instalação de rampas de acessibilidade para portadores de necessidades especiais. O trecho vai do Posto 24h até as proximidades da Lagoa Armênia.

]]>