RSS Taquari - RS Notícias de Taquari/RS Fri, 25 Apr 2025 09:18:55 -0300 Fri, 25 Apr 2025 09:18:55 -0300 Zend_Feed_Writer 1.12.21dev (http://framework.zend.com) https://www.taquari.rs.gov.br/rss Concurso literário vai mobilizar escolas e comunidade em geral Tue, 22 Apr 2025 09:28:01 -0300 https://www.taquari.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/4000/?concurso-literario-vai-mobilizar--escolas-e-comunidade-em-geral.html https://www.taquari.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/4000/?concurso-literario-vai-mobilizar--escolas-e-comunidade-em-geral.html A 9ª edição da Feira do Livro de Taquari, que acontecerá entre os dias 4 e 8 de junho, terá uma novidade. No evento, serão premiados os textos e expostos desenhos produzidos pelos alunos das escolas das redes municipal, estadual e privada de Taquari. A comunidade também poderá inscrever seus trabalhos.   

O concurso literário “Taquari: Conectando Tempos” vai premiar produções em diversos gêneros. O Concurso terá sete categorias sendo que da educação infantil até o 3º ano do ensino fundamental, os estudantes vão produzir desenhos relacionados ao tema. Do 4º ano do ensino fundamental ao ensino médio e a comunidade em geral  vão concorrer com textos.

Na tarde de segunda-feira, dia 14 de abril, as coordenadoras de Educação, Maristel Charão, e de Cultura, Sabrina Pereira de Freitas, o servidor Márcio Rodrigues, junto do patrono da 9ª Feira do Livro, professor André Vanderlei da Silva, apresentaram o projeto aos diretores das escolas.

O regulamento do concurso literário está disponível no site www.taquari.rs.gov.br e pode ser acessado no link https://www.taquari.rs.gov.br/pagina/id/1078/?feira-do-livro-taquari.html 

]]>
Inaugurada nova sede do ESF Eli da Silva, no Bairro Leo Alvim Faller Wed, 16 Apr 2025 14:07:35 -0300 https://www.taquari.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/3999/?inaugurada-nova-sede-do-esf-eli-da-silva-no-bairro-leo-alvim-faller.html https://www.taquari.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/3999/?inaugurada-nova-sede-do-esf-eli-da-silva-no-bairro-leo-alvim-faller.html Está inaugurada a nova unidade de saúde do bairro Leo Alvim Faller. A cerimônia com a presença de moradores do bairro foi realizada na manhã da quinta-feira, 14 de abril. A unidade do Estratégia Saúde da Família (ESF) Eli da Silva - Eli Gordo atende moradores dos bairros Leo Alvim Faller, São Francisco e São José.

O investimento foi realizado com recursos provenientes de emenda parlamentar no valor de R$ 800 mil do deputado Paulo Pimenta (PT) e a contrapartida do Município no valor de R$ 550 mil para a obra e mobília. 

A fita inaugural do prédio e o descerramento da placa tiveram a participação dos servidores da unidade de ESF e dos moradores José e Luci Conceição, um dos mais antigos do bairro. A moradora do bairro, Marlene Terezinha dos Santos, 67 anos, destaca a importância do espaço mais amplo para o atendimento à comunidade. “Isso parece um sonho. Está tudo ótimo, excelente, com salas amplas e a gente estava precisando”.     

O novo posto tem mais de 520m² possibilitando mais conforto à equipe de profissionais e à comunidade. São aproximadamente 4 mil pessoas atendidas pela equipe, tanto na unidade ou pelo serviço dos agentes de saúde. o novo local tem sala de observação com espaço para três macas, uma sala para procedimentos, um consultório odontológico, três consultórios para atendimentos gerais, entre outros ambientes. 

Alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Emílio Schenk cantaram “Somos”, interpretada por de Alok e Melin. 

O Secretário-Executivo da Secretaria para Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Emanuel Hassen de Jesus, o Maneco; o diretor de projetos na Casa do Governo Federal, Ramon Kern de Jesus Silva e o secretário do Trabalho e Desenvolvimento Profissional do RS, Gilmar Sossella, prestigiaram a inauguração.  

O prefeito André Brito destacou a qualidade da equipe que atua na unidade e a importância da união de esforços. “Nós podemos fazer a diferença na saúde pública”, disse. Ele anunciou a ampliação no atendimento pediátrico e a disponibilidade de consultas com neurologista a partir de maio, na unidade do bairro. O ESF ainda terá a Central do atendimento de fonoaudiologia, a partir da próxima semana, e atendimento com nutricionista e psicóloga.   

O secretário Municipal de Saúde, José Harry Saraiva Dias, falou sobre a importância do trabalho realizado no posto de saúde. “O objetivo final é somente um: tratar as pessoas com carinho, amor e compromisso. Que este seja ainda um lugar de soluções”, falou.  

Maneco lembrou do início da mobilização para a construção do prédio. “Essa obra vai poder transformar o atendimento aqui na Leo Alvim Faller é um orgulho enorme, ainda mais com recurso de quem a gente gosta tanto, que é o deputado Paulo Pimenta”.

O secretário Sossella destacou que a saúde, educação e o trabalho são fundamentais para o ser humano. 

O novo posto de saúde está ao lado da Escola Municipal de Ensino Infantil (EMEI) Darcy 

Ribeiro, na Rua Carolina Farias Alvim. Até a semana passada a população era atendida na unidade localizada na Rua Oswaldo Michel.

]]>
Abertas inscrições para curso de formação na área de produção cultural e artística Tue, 15 Apr 2025 10:12:29 -0300 https://www.taquari.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/3998/?abertas-inscricoes-para-curso-de-formacao--na-area-de-producao-cultural-e-artistica.html https://www.taquari.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/3998/?abertas-inscricoes-para-curso-de-formacao--na-area-de-producao-cultural-e-artistica.html Estão abertas as inscrições para curso de formação na área de produção cultural e artística. 

O objetivo da formação é abordar, de maneira simples e direta, os passos a serem seguidos para atender editais públicos com financiamento de projetos, desde a leitura do edital, sua execução e prestação de contas. 

Serão ofertadas 100 vagas, prioritariamente aos agentes inseridos no Cadastro Municipal de Cultura (CMC). Pode se inscrever no Edital qualquer agente cultural que atue ou resida no Município de Taquari, bem como a comunidade em geral.

O objetivo é qualificar os agentes culturais e incentivar as diversas formas de manifestação cultural no Município de Taquari, visando à descentralização da cultura. O início da atividade está previsto para o dia 8 de maio de 2025, nas dependências do Theatro São João, Centro da cidade de Taquari-RS.

Os interessados podem se inscrever até o dia 7 de maio de 2025 de forma presencial, no 3ª andar do Centro Administrativo Celso Luís Martins (Prefeitura) ou online, através do link do google forms https://forms.gle/kG2LJwmwQa1jSP8J9

A formação se caracteriza pela modalidade de ensino híbrido, onde os alunos terão experiências presenciais e EAD (Ensino à Distância) no formato online.

“Estamos oferecendo essa capacitação para as pessoas entenderem os editais públicos e montarem projetos culturais”, destaca a coordenadora de Cultura, Sabrina Pereira de Freitas.  

]]>
Assistência Social faz pesquisa para mapear o interesse da população em cursos profissionalizantes Mon, 14 Apr 2025 16:08:34 -0300 https://www.taquari.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/3997/?assistencia-social-faz-pesquisa-para-mapear-o-interesse-da-populacao-em-cursos-profissionalizantes.html https://www.taquari.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/3997/?assistencia-social-faz-pesquisa-para-mapear-o-interesse-da-populacao-em-cursos-profissionalizantes.html A Secretaria Municipal de Habitação e Assistência Social está realizando um levantamento que vai apontar as necessidades da população quanto à qualificação profissional. 

A pesquisa vai mapear as habilidades e interesses da população com o objetivo de oferecer cursos profissionalizantes que atendam às necessidades das empresas que estão se instalando e investindo em Taquari.

“O levantamento visa a entender as áreas de atuação e qualificações da população para melhor alinhar os cursos de capacitação profissional com as demandas do mercado local. Com isso, buscamos promover a inclusão produtiva e melhorar as oportunidades de emprego para todos”, explica a coordenadora da Secretaria Municipal de Habitação e Assistência Social, Ana Paula Saldanha. 

Ela destaca que este é o momento de a população indicar o interesse nas áreas de qualificação que mais correspondem às suas necessidades e aspirações profissionais. “A participação é fundamental para que possamos oferecer os cursos que realmente atendem ao mercado de trabalho e às empresas do município”, salienta.

Ana Paula esclarece que ter um emprego com carteira assinada não é critério para perder o benefício do Bolsa Família, desde que a renda per capita da família não ultrapasse o valor estabelecido pelos critérios do programa. “O acesso aos cursos e o benefício do programa não se excluem e a participação na capacitação pode ser uma oportunidade para o aumento da renda sem comprometimento de direitos”, diz.

Os questionários da pesquisa estão disponíveis de forma online através do link https://forms.gle/9nAc2kthCf5YbKBB7 e presencialmente, na sede do CRAS. O Centro de Referência está localizado na Rua Daniel Martins Bizarro, nº 57, Centro, em frente à Lagoa Armênia. A participação na pesquisa é aberta a todas as pessoas interessadas.  

]]>
Cerca de 3 mil pessoas passaram pelo ginásio de esportes para prestigiar a Copa Gaúcha de Jiu-Jitsu Wed, 09 Apr 2025 11:49:52 -0300 https://www.taquari.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/3996/?cerca-de-3-mil-pessoas-passaram-pelo-ginasio-de--esportes-para-prestigiar-a-copa-gaucha-de-jiu-jitsu.html https://www.taquari.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/3996/?cerca-de-3-mil-pessoas-passaram-pelo-ginasio-de--esportes-para-prestigiar-a-copa-gaucha-de-jiu-jitsu.html Uma nova modalidade esportiva está ganhando cada vez mais o gosto dos atletas. No domingo, 6 de abril, no Ginásio de Esportes José Fritz Machado, em Taquari, a quadra usada, normalmente, para competições de vôlei e de futsal, recebeu a 2ª etapa da Copa Gaúcha de Jiu-Jitsu. Estimativa da organização aponta que cerca de 3 mil pessoas passaram pelo evento. 


Essa foi a primeira vez que o município foi anfitrião de uma competição de jiu-jitsu, uma arte marcial de luta. Competidores e suas famílias de diversos locais do Estado, e até de outro país, lotaram o ginásio. A Copa também contempla a inclusão de crianças neurodivergentes e com autismo. Nesta edição, foram cerca de 10 inscrições PcD que entraram no tatame como participantes do evento. 

A organização registrou a participação de equipes da região Metropolitana, do Vale do Taquari, Litoral, Serra, Fronteira e município até um equatoriano, que reside no Brasil. “Foi um dos melhores eventos que já fizemos da Copa Gaúcha, em três anos que organizamos a competição. Tivemos quase 600 atletas e conseguimos finalizar antes das 17horas. Isso é muito bom. A Copa Gaúcha preza pelo atendimento ao cliente para que todos possam voltar para casa o mais cedo possível, especialmente, quem trabalha no dia seguinte e mora longe”, explica o organizador e professor Eduardo Friedrich.  

Nas arquibancadas, centenas de pais e mães torciam fervorosamente ao acompanhar as lutas que aconteciam de forma simultânea no enorme tatame.  

O casal de Gravataí, Leonardo Ferretti da Silva, 33 anos, e Jéssica Natália da Silva Albert, 30 anos, acompanhou a filha Gabrieli, na competição. Eles estavam orgulhosos com a conquista da menina enquanto ela recebia a medalha de segundo lugar no pódio. “Ela gosta muito do esporte e não falta um treino”, disse a mãe. “Já participamos de outros eventos da Copa Gaúcha e esse em Taquari surpreendeu. Bem organizado, o ginásio bem amplo, bem espaçoso, está bem legal, me surpreendeu”, conta Leonardo.

“Foi um evento que reuniu pessoas de todas as partes do nosso Estado, e que possibilitou a participação de atletas do município junto a Academia Mario Sperry, que representaram muito bem o município, tanto pela participação quanto pela conquista de medalhas. Serviu para a comunidade ver o quanto de atletas temos nesta modalidade e o belo trabalho desenvolvido pelo professor Guilherme Machado e sua escola de Jiu-jitsu”, diz o coordenador de Esporte, Valter Costa, o Peninha.

A copa também movimentou o comércio ambulante, restaurantes e pousadas. “É uma alegria receber um evento desse nível de organização e atraindo muitos visitantes ao município através do esporte”, afirma o prefeito André Brito. 

Devido ao sucesso do evento, está programado, para o dia 10 de agosto de 2025, mais uma edição em Taquari. 



]]>
Historiador e professor André Vanderlei é o patrono da Feira do Livro 2025 Thu, 03 Apr 2025 16:25:04 -0300 https://www.taquari.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/3995/?historiador-e-professor-andre-vanderlei-e-o-patrono-da-feira-do-livro-2025.html https://www.taquari.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/3995/?historiador-e-professor-andre-vanderlei-e-o-patrono-da-feira-do-livro-2025.html O professor André Vanderlei da Silva é o homenageado da próxima edição da Feira do Livro de Taquari. Neste ano, o evento será entre os dias 4 e 8 de junho de 2025, na quadra Coberta da Praça da Bandeira. O patrono da 9ª Feira do Livro de Taquari foi conhecido na tarde desta quinta-feira, 3 de abril. Ele recebeu o convite da vice-prefeita, Rosi Santos, e das coordenadoras de Educação, Maristel Charão, e de Cultura, Sabrina Pereira de Freitas. 

“Um convite muito justo pelo trabalho que o professor e historiador vem desenvolvendo com pesquisas sobre a nossa colonização e pelo trabalho como diretor do Instituto Estadual de Educação Pereira Coruja, o maior educandário do município”, destacou a vice-prefeita. 

André Vanderlei é professor e historiador, autor do livro “Açorianos em Taquari/RS”, lançado em 2024. A obra traz uma pesquisa sobre a colonização açoriana, destacando a fundação de Taquari na segunda metade do século 18 e está à disposição, com distribuição gratuita, na Biblioteca Municipal Maria Consuelo Saraiva Dias.

Neste ano, o patrono vai passar pelas escolas divulgando o evento e desenvolvendo algumas atividades com os estudantes voltadas à leitura e produção textual. Está na programação do evento, também, a realização de um concurso com os estudantes. “Estou muito honrado, a feira do livro é um evento fundamental, principalmente, nas cidades do interior para fomentar, não somente a literatura, mas a participação dos jovens e da comunidade em geral, à leitura. Será um grande evento”, destaca o patrono. 

A Feira do Livro é realizada pela prefeitura com a parceria do SESC/Fecomércio. 


]]>
Rede municipal de ensino atende mais de 80 alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) Tue, 01 Apr 2025 16:11:13 -0300 https://www.taquari.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/3994/?rede-municipal-de-ensino-atende-mais-de-80-alunos-com-transtorno-do-espectro-autista-tea.html https://www.taquari.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/3994/?rede-municipal-de-ensino-atende-mais-de-80-alunos-com-transtorno-do-espectro-autista-tea.html A demanda crescente de crianças com Transtorno do Espectro Autista tem (TEA) tem mobilizado a Administração Municipal implementação de mecanismos que garantam a inclusão e o atendimento adequado. Em Taquari, a rede municipal de ensino tem trabalhado, nos últimos anos, em diversas ações que visam a apoiar pessoas autistas e suas famílias. 
As escolas da rede municipal registram um aumento no número de crianças com laudo técnico que confirmam o transtorno. Um levantamento da Secretaria de Educação, feita pela equipe técnica multiprofissional,  concluído nesta semana, aponta que há 89 crianças na rede municipal de ensino em 2025 com TEA, abrangendo desde a Educação Infantil até os anos finais do ensino fundamental. Ao todo, são 179 alunos com laudo de algum tipo de deficiência ou transtorno. A rede municipal registra 1.900 alunos matriculados.      
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou autismo é, atualmente, considerada uma deficiência que afeta várias áreas do desenvolvimento, iniciando na primeira infância e que tem como principal sintoma a dificuldade de interação social e comunicação.
Para a coordenadora municipal de Educação, Maristel Charão, o aumento no número de diagnósticos de autismo não significa necessariamente que há mais pessoas autistas hoje do que no passado, o que pode ser atribuído ao aprimoramento dos métodos de identificação e a ampliação do debate sobre o tema. “Com maior conscientização e capacitação de profissionais, as famílias têm acesso a informações e buscam mais cedo uma avaliação adequada, o que possibilita um atendimento mais eficaz e inclusivo", salienta a coordenadora.  
Para atender a demanda, o município dispõe de servidores de apoio escolar que acompanham os alunos na rotina da sala de aula, auxiliando nas tarefas do aprendizado e nas necessidades individuais de cada um. “Ao longo dos anos identificamos a necessidade das crianças com TEA e outros transtornos que estão na sala de aula, garantindo o direito à inclusão e à educação, e que precisam de um olhar de mais atenção em decorrência de algumas limitações”, salienta o Prefeito André Brito. 
Com o aumento no número de crianças com laudo, cresce também a demanda de profissionais contratados. No início do ano letivo de 2024, eram 35 pessoas atuando como apoio escolar na rede municipal. Neste ano, 40 servidores para os dois turnos de aula e nas escolas de tempo integral já estão atuando e outros 10 estão sendo chamados. O processo seletivo foi realizado em fevereiro.
As crianças com TEA, Transtorno Opositivo Desafiador (TOD), Deficiência Intelectual ou deficiência física (mobilidade reduzida) contam com transporte individual até a escola. A Secretaria da Educação ainda disponibiliza uma equipe multidisciplinar formada por psicopedagoga, psicóloga e assistente social, e, em parceria com a Secretaria da Saúde, de atendimento com neuropediatra. “Não há uma regra para o comportamento dos autistas, cada criança com TEA tem as suas características e é necessário esse olhar especializado para a realização do trabalho individualizado que eles exigem das escolas”, explica a psicóloga Viviani Santos da Silveira.
No final de 2023, o Município fechou a parceria com o neurologista para atender a demanda de mais de 300 pessoas que aguardavam pelo atendimento. Como a demanda é constante, sempre há crianças aguardando uma consulta com o profissional. Nesta quinta-feira, 27 de março, 30  crianças foram levadas para a consulta com o profissional, que atende através do Consórcio Intermunicipal de Saúde (CisCaí).
A Administração Municipal também trabalha para a implantação do Centro de Atendimento do TEAcolhe. Enquanto o processo está em tramitação, 26 crianças são acompanhadas pela rede em Bom Retiro do Sul.]]>
Prefeito de Taquari é eleito presidente da GRANPAL Tue, 01 Apr 2025 16:08:52 -0300 https://www.taquari.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/3993/?prefeito-de-taquari-e-eleito-presidente-da-granpal.html https://www.taquari.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/3993/?prefeito-de-taquari-e-eleito-presidente-da-granpal.html O prefeito de Taquari, André Brito, foi eleito presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana da Grande Porto Alegre (GRANPAL), na manhã de segunda-feira, 31 de março, para a gestão 2025/2026. A associação é uma entidade de representação política e institucional dos prefeitos da região metropolitana, na qual Taquari está inserida desde outubro de 2021.

A eleição da mesa diretora dos próximos dois anos ocorreu durante a Assembleia Geral Ordinária, no Instituto Caldeira, em Porto Alegre. “Estou feliz em estar à frente desta importante associação composta por 20 municípios que, juntos, representam mais de 40% do Produto Interno Bruto (PIB) do Rio Grande do Sul e 40% da população gaúcha”, destaca o prefeito de Taquari. 

Fazem parte da associação, os municípios: Porto Alegre, Guaíba, Nova Santa Rita, Santo Antônio da Patrulha, Sapucaia do Sul, Viamão, Taquari, Triunfo, Gravataí, São Leopoldo, Alvorada, Cachoeirinha, Canoas, Charqueadas, Eldorado do Sul, Esteio e Glorinha. A posse será realizada em abril.

A Associação foi criada com o propósito de ampliar o diálogo entre os municípios, com um espaço para debates e decisões políticas capazes de representar os interesses dos municípios da região, promover a cooperação e buscar soluções para problemas comuns.



Mesa diretora da gestão 2025/2026

Presidente - André Brito

Vice-presidente - Felipe Costella - Esteio

1º Vice-presidente - João Francisco Silva Feijó - Barra do Ribeiro 

Secretário: Rafael Bertoletti - Viamão 

Tesoureiro: Cristian Wasen (Cachoeirinha)

Conselho Fiscal:

1 Eldorado: Juliana Carvalho

2 São Leopoldo: Heliomar Athaydes Franco 

3 Novo Hamburgo: Gustavo Finck

4 Triunfo: Marcelo Essvein

5 Gravataí: Luiz Zaffalon

]]>
Imóveis situados na mancha de inundação de maio/2024 podem ser isentados do IPTU de 2024 ou de 2025 Mon, 31 Mar 2025 09:21:00 -0300 https://www.taquari.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/3992/?imoveis-situados-na-mancha-de-inundacao-de-maio2024--podem-ser-isentados-do-iptu-de-2024-ou-de-2025.html https://www.taquari.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/3992/?imoveis-situados-na-mancha-de-inundacao-de-maio2024--podem-ser-isentados-do-iptu-de-2024-ou-de-2025.html A Administração Municipal ampliou o prazo para os contribuintes atingidos diretamente pela enchente de maio de 2024 fazerem a solicitação da isenção do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) até 30 de junho de 2025. Para ter direito, o imóvel do solicitante precisa estar na área afetada pela enchente, ou seja, a mancha da inundação, de acordo com a declaração da Secretaria Municipal da Assistência Social.   

O benefício fiscal é concedido para o exercício de 2025 nos casos em que o contribuinte tenha efetuado o pagamento do IPTU do exercício de 2024. Os contribuintes que não efetuaram o pagamento do IPTU do exercício de 2024, terão direito à isenção do tributo exclusivamente para o exercício de 2024. 

Em ambos os casos, é necessário fazer requerimento administrativo por protocolo junto ao Setor de Cadastro do Município (prédio onde funcionava a Secretaria da Saúde) e apresentar cópia do documento de Identidade ou CNH; declaração fornecida pela Secretaria da Habitação e Assistência Social informando que o imóvel objeto da isenção se encontra na área de mancha atingida pela enchente e ficha cadastral do imóvel, fornecida pelo setor de cadastro imobiliário municipal, para fins de comprovar que o requerente é o titular do imóvel.

Mais informações podem ser obtidas junto ao Setor de Cadastro, localizado na Rua Osvaldo Aranha, nº 1697 (antigo prédio da secretaria da Saúde) ou pelo telefone 3653-6236.

 Os contribuintes que já efetuaram o pagamento do IPTU de 2024 e de 2025 não terão devolução do valor já pago. A isenção não é aplicada sobre a taxa de coleta de lixo. 

]]>
Prefeito participa de evento de inovação tecnológica em Curitiba Fri, 28 Mar 2025 09:42:55 -0300 https://www.taquari.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/3991/?prefeito-participa-de-evento-de-inovacao-tecnologica-em-curitiba.html https://www.taquari.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/3991/?prefeito-participa-de-evento-de-inovacao-tecnologica-em-curitiba.html O prefeito André Brito e o secretário do Planejamento, Henrique Labres, estiveram entre os dias 25 e 27 de março, no Smart City Expo Curitiba 2025, no Paraná. 

No Smart City Expo Curitiba 2025, os taquarienses conheceram diversas empresas que oferecem soluções tecnológicas nas áreas de gestão, saúde, educação, mobilidade urbana, segurança pública e monitoramento eletrônico. Também participaram da reunião-almoço da Missão Econômica Brasil e Israel, estreitando relações com o Consulado Geral de Israel e as empresas israelenses da área de tecnologia para cidades inteligentes. “São empresas israelenses que fornecem soluções em projetos de iluminação para praças e espaços públicos com energia sustentável”, acrescenta o prefeito André Brito. O objetivo do prefeito é, além de buscar novas soluções para a cidade, apresentar o município e seus espaços para os investidores. 

O evento é o maior de cidades inteligentes das américas desde 2023 e um ponto de encontro para lideranças que estão moldando o futuro das cidades.

“Retornamos deste evento com muitas experiências positivas em soluções para nossa cidade e, com esta convicção, pretendo encaminhar Projeto de Lei para a Câmara de Vereadores transformando a Secretaria de Planejamento em Secretaria de Planejamento e Inovação Tecnológica”, completa o prefeito André Brito.

]]>