Objetivo é promover a imunidade durante o período de maior circulação do vírus causadores das síndromes gripais

A campanha de vacinação contra a influenza (gripe), que visa a reduzir as complicações,  internações e a mortalidade em grupos considerados mais suscetíveis ao vírus, teve início na segunda-feira, 25 de março. A vacina será disponibilizada em todos os postos de saúde do município. É importante que as pessoas busquem se informar junto a unidade de saúde do bairro sobre o horário de atendimento. A coordenadora do serviço de epidemiologia da Secretaria Municipal da Saúde, enfermeira Andréia Oliveira, lembra que, devido ao fluxo de trabalho, as unidades organizam-se conforme a demanda.  

A campanha ocorrerá até 31 de maio, período em que as ações serão intensificadas. O Dia D está programado para 13 de abril. 

A vacina promove imunidade durante o período de maior circulação do vírus, além de reduzir o agravamento da doença e as internações.

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) recomenda, ainda, o uso de máscaras de proteção facial para pessoas com sintomas gripais e reforça que a população deve procurar atendimento médico nas unidades básicas de saúde para diagnóstico e tratamento.




Público alvo: 

-Crianças a partir dos seis meses a menores de seis anos de idade;

Trabalhadores de saúde (em atividades na assistência, vigilância, apoio, cuidadores, doulas/parteiras e estudantes prestando atendimento em serviços de saúde)

-Gestantes e Puérperas

-Professores de todos os níveis (funcionários de apoio).

-Povos indígenas

-Populações Quilombolas

-Idosos com 60 anos ou mais de idade

-Pessoas em situação de rua

-Profissionais das forças de segurança e salvamento

-Profissionais das forças armadas

-Pessoas com doenças crônicas e não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independentemente da idade

-Caminhoneiros

-Trabalhadores do transporte coletivo rodoviário

-Trabalhadores portuários

-População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.

Data de publicação: 28/03/2024

Créditos: Prefeitura de Taquari

Créditos das Fotos: Divulgação/Prefeitura de Taquari

Compartilhe!