Durante os desfiles de carnaval, a escola de samba Batutas da Orgia comemorou seus 60 anos em seu enredo. O evento também contou com a abertura da Passarela Vilson Francisco de Souza, uma homenagem ao falecido Vilson do Bar.

Nos dias 1, 2 e 3 de março, Taquari foi palco do Carnaval Popular Fora de Época Municipal, que contou com arrastões de turmas e blocos, bailes/shows e carnaval infantil. O destaque das festas de momo de 2024 ficou com a Escola de Samba Batutas da Orgia, que celebrou seus 60 anos de história em seu enredo.

A primeira noite abriu as festividades com o Arrastão das Turmas D’Garage e Tira Sossego, que reuniu o público na Rua Sete de Setembro. Durante os três dias de evento, o espaço entre os Correios e a Praça da Bandeira se tornou a Passarela Vilson Francisco de Souza. A cerimônia de homenagem ao falecido "Vilson do Bar", figura ativa do carnaval taquariense, deu-se após o arrastão. Na sequência, a passarela recebeu o desfile da Escola de Samba São Miguel, de Porto Alegre, que desfilou levando o público até a Praça da Bandeira, onde a noite foi encerrada com a apresentação do grupo Uirapurus.

A segunda noite deu destaque ao desfile da Sociedade Carnavalesca Batutas da Orgia, com a comemoração dos 60 anos da escola, trazendo em seu enredo sua história nos desfiles carnavalescos de Taquari. Taquari não recebia escolas nativas em sua passarela desde 2019, após, veio a pandemia. Em consequência, o retorno da sociedade à passarela atraiu grande público, que foi o objetivo que levou ao adiamento da programação de fevereiro para março.

O movimento de retomada do Carnaval Popular começou no ano passado, em que houve apenas uma noite de festividades que não contou com nenhuma escola do município. O desfile se dirigiu até a Praça da Bandeira, onde o Carnaval Popular contou com a apresentação de Adélio e Banda com um setlist de pagode. Adélio foi figura significativa no Carnaval deste ano, sendo ele presidente dos Batutas e tendo auxiliado em sua organização.

Durante seu discurso no dia 1º, o Prefeito André Brito deu destaque para a necessidade de preservação dos aspectos culturais da cidade e suas festividades. Brito, que foi presidente da Sociedade Carnavalesca Irmãos da Opa, que não desfilou, e o Vice, Ramon Kern, que foi figura ativa entre as turmas de carnaval em Taquari, desde a pandemia vem demonstrando fortemente o desejo pela retomada do evento.

O desejo se realizou este ano com o auxílio da Secretaria de Cultura do Estado, através do Pró-Cultura, que cedeu R$ 89 mil para o evento, que se concluiu no dia 3 de fevereiro com uma tarde dedicada às crianças. O momento contou com atrações circenses, música e atividades recreativas para os pequenos, que se reuniram na Praça da Bandeira.

Março começou e promete continuar sendo um mês animado para Taquari. Apenas uma semana após o Carnaval, teremos o 46º Rodeio Crioulo, reforçando a cultura e o acesso ao lazer para a população como uma prioridade para a cidade.

Data de publicação: 04/03/2024

Créditos: Prefeitura de Taquari