Primeira turma da formação teve a participação de 21 servidores municipais

Uma cerimônia na noite da sexta-feira, 17 de novembro, no Theatro São João, marcou a formatura do curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde e de Técnico em Agente de Endemias. Essa é a primeira turma da formação técnica no município. 

A cerimônia teve a participação de 17 servidoras, mas o curso foi concluído por 20 agentes comunitários de saúde, o que representa quase a metade dos profissionais que atuam em Taquari, e uma agente de endemias, totalizando 21 concluintes.

O prefeito André Brito, o vice-prefeito Ramon Kern de Jesus; o secretário municipal da Saúde, José Harry Saraiva Dias; o presidente do Legislativo, Leandro da Rosa; e o professor da UFRGS, Otávio Jaconi Saraiva, formaram a mesa da cerimônia, acompanhada pelos familiares e amigos das formandas. “Vocês têm, no dia a dia, a importante e fundamental tarefa de zelar e acompanhar pela saúde de tantas famílias aqui na nossa cidade. Vamos seguir juntos nesta construção de uma saúde pública cada vez melhor na nossa cidade, porque são as pessoas que fazem com que as coisas aconteçam”, destacou o prefeito. 

“Sem dúvidas, essa qualificação é de grande importância no nosso trabalho do dia a dia. Muitas vezes, a impressão que dava é que não tínhamos muito o que oferecer à nossa comunidade. Agora não! Nos qualificamos e poderemos acompanhar melhor os hipertensos e diabéticos, orientá-los e encaminhá-los às unidades de saúde”, salienta a agente de saúde, Adriana Santos, que atua há cerca de 20 anos na área.

Para realizar o curso, era necessário ter vínculo empregatício com o Sistema Único de Saúde (SUS). A capacitação teve a parte teórica online e a prática realizada junto à uma unidade de saúde do município. 

Há 400 mil agentes de saúde e endemias no Brasil e foram qualificados 200 mil.

A capacitação foi oferecida, gratuitamente, pelo Ministério da Saúde, em parceria com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).  A formação teve a enfermeira Andréia Oliveira Silveira como tutora, que foi selecionada junto de quatro mil pessoas aprovadas no processo seletivo promovido pelo Conasems. “É muito importante que todos os agentes façam essa etapa da qualificação para que o município tenha uma equipe ainda mais capacitada, coesa e efetiva”, destaca Andréia. A enfermeira Lisângela Goethel atuou como preceptora. Uma nova etapa do Programa “Saúde com a gente” está sendo analisada pelo Ministério da Saúde. 

Data de publicação: 24/11/2023

Créditos: Prefeitura de Taquari

Créditos das Fotos: Divulgação/Prefeitura de Taquari

Compartilhe!