Eles receberam incentivos para investimento na propriedade


Três jovens taquarienses inscritos no programa Bolsa Juventude Rural, do Governo do Estado, receberam recursos para desenvolver atividades agrícolas em suas propriedades. Os projetos foram encaminhados pela técnica da Emater-RS/ASCAR, Ana Cláudia Desconsi, e habilitados pelo Governo Estadual. 

Foram contemplados os moradores de Amoras, Adrian Felipe Kunz, 17 anos, e Rita de Cássia Momback, 18 anos, ambos alunos do Instituto Estadual Pereira Coruja, e da localidade de Passo do Juncal, Maurício Silva da Luz, 17 anos, estudante da Escola de Ensino Médio Barão de Ibicuí, para receber recursos para investir na atividade agrícola, na propriedade. O programa visa incentivar a permanência dos jovens na propriedade, reduzindo a evasão do campo em busca de oportunidade de trabalho. 


Maurício investiu na aquisição de uma tupia (aparelho de marcenaria) para construção de caixas de abelha. No início será desenvolvido em um espaço de 10m², no galpão da propriedade. Para desenvolver o trabalho, ele contará com o auxílio do pai e do irmão mais velho. Ele pretende ampliar a quantidade de caixas, que hoje é de 10, e a quantidade de mel para a legalização e comercialização pela agricultura familiar, o que contribuirá para a renda familiar. Com o incentivo do programa, será adquirida uma tuia, que trará um melhor rendimento na hora da produção de caixas e também será possível comercializar as caixas para vizinhos e conhecidos. 


 A moradora da localidade de Amoras, Rita de Cássia, aplicou o recurso na aquisição de ferramentas e materiais para construir o sistema de irrigação e, no futuro, material para construção da estufa para a produção e comercialização de cebolas. “Espero poder continuar morando no campo, poder trabalhar nas plantações e não precisar ir morar na cidade para trabalhar como empregada”, diz Rita. 


Adrian Felipe também está investindo na horta, onde são produzidos diversos tipos de hortaliças. Junto da família, estão sendo compradas mudas, sombrite e equipamentos para irrigação.  


Inscrições abertas -

A inscrição para o Bolsa Juventude Rural está aberta até o dia 6 de outubro. Para concorrer à bolsa, os jovens interessados deverão estar matriculados(as) no segundo ou terceiro ano do ensino médio em escolas públicas estaduais ou inscritos(as)/matriculados(as) em instituições educacionais, sem fins lucrativos e de caráter comunitário, que desenvolvam ou ofereçam cursos de ensino médio ou de educação profissionalizante com conteúdo e método fundamentado, entre outros, na Pedagogia de Alternância; ter entre 15 e 29 anos; possuir Declaração de Aptidão do Pronaf (DAP) ativa e baixa renda bruta familiar.

Dúvidas podem ser enviadas para o e-mail: bolsajuventuderural@gmail.com. Mais informações no site bolsajuventuderural.com

O Bolsa Juventude Rural é um programa da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) que visa estimular a permanência do jovem no campo através da concessão de bolsas mensais por meio do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais (FEAPER).

Data de publicação: 04/10/2023

Créditos: Prefeitura de Taquari

Créditos das Fotos: Divulgação/Prefeitura de Taquari

Compartilhe!