A votação estará aberta das 8h às 17h, no Instituto Estadual de Educação Pereira Coruja

Eleitores voltam às urnas para a escolha dos membros do Conselho Tutelar - gestão 2024/2027, no próximo domingo, 1º de outubro. A eleição conta com 13 candidatos que tiveram a inscrição homologada, atendendo aos requisitos do edital, e aprovação na prova escrita.

Podem votar pessoas maiores de 16 anos, inscritos como eleitores do município
até o limite estabelecido pelo TRE, sendo utilizado como data de corte o dia 3 de julho de 2023, devendo apresentar o título de eleitor (impresso ou e-título) e documento oficial com fotografia. Quem não tiver seu nome constando na lista de votação, não poderá votar.
Serão instaladas 12 seções no Instituto Estadual de Educação Pereira Coruja, na Rua Othelo Rosa, Centro. A votação estará aberta das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia e será por meio de urna eletrônica, onde o eleitor vai apertar o número do candidato de sua preferência, formado por dois dígitos, conferir e apertar a tecla confirma (verde).
Nas cabines de votação serão fixadas listas com a relação de nomes, codinomes, fotos e número dos (as) candidatos (as) a membro do Conselho Tutelar. O eleitor poderá votar em apenas um candidato.
Terão preferência na votação os eleitores com mais de 60 anos, tendo prioridade absoluta sobre todos os demais os maiores de 80 anos; enfermos, pessoas com deficiências ou com mobilidade reduzida; gestantes, lactantes e pessoas acompanhadas de criança de colo; os candidatos e os membros da Comissão Especial Eleitoral.
O resultado da eleição deverá ser divulgado no domingo e serão considerados eleitos os cinco candidatos que obtiverem maior votação na eleição. Todos os demais candidatos subsequentes, observada a ordem decrescente resultante da eleição, serão considerados suplentes. A posse dos Conselheiros Tutelares eleitos ocorrerá no dia 10 de janeiro de 2024. “O conselho tutelar é um órgão de extrema importância na comunidade, que atua na proteção das crianças e dos adolescentes. A eleição direta é a oportunidade para comunidade participar desse momento democrático, que vai definir a composição do colegiado para os próximos anos”, afirma a presidente do Comdica, Andreia Schwingel.
A eleição é realizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) com o apoio da Prefeitura Municipal.

Data de publicação: 29/09/2023

Créditos: Prefeitura de Taquari