São 25 pranchas que abordam o planejamento territorial e propõem melhorias nos espaços públicos do município

Alunos da Univates realizaram, durante o segundo semestre de 2022, projetos arquitetônicos e urbanísticos de diversos pontos da cidade de Taquari. Os trabalhos estão em exposição no Centro Administrativo Celso Luís Martins.

São 25 trabalhos que abordam o planejamento territorial e propõem melhorias nos espaços públicos do município, como a orla do Rio Taquari, com soluções inovadoras e sustentáveis para o desenvolvimento da cidade. Eles foram elaborados pelos alunos das turmas de Atelier Integrado IX e Requalificação Urbana do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Vale do Taquari - Univates.

O lançamento da exposição ocorreu no dia 27 de junho, no Theatro São João, durante a semana de aniversário do Município.

O projeto foi realizado pelo escritório Semeia Emau, do curso de Arquitetura da Univates, e escolheu Taquari por ser reconhecido berço imigratório do Vale, mas também devido a sua importância estratégica e histórica no desenvolvimento do Rio Grande do Sul. “Devido a essas premissas, entendeu-se que Taquari poderia trazer à sala de aula aspectos interessantes a serem desenvolvidos em projetos acadêmicos”, destaca o professor do Curso de Arquitetura e Urbanismo, Guilherme Osterkamp, um dos coordenadores do Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo (EMAU) da Univates. “Através da apresentação de múltiplas ideias e soluções para a cidade, os cidadãos de Taquari podem deparar-se com futuros possíveis para a cidade. A partir desses cenários qualquer decisão estratégica é muito facilitada, pois é possível antecipar inúmeros fatores positivos e negativos dessas possibilidades. A pesquisa acadêmica através de dados reais é um instrumento muito preciso para o planejamento de um município”, diz Guilherme.

O prefeito André Brito destaca a importância do trabalho da universidade e dos estudantes.

“É através da universidade que temos os pensadores, a intelectualidade, a pesquisa, o entusiasmo dos estudantes de construir algo novo e diferente; assim é que conseguimos evoluir e os alunos de arquitetura da Univates estão fazendo um trabalho sensacional na nossa cidade, preparando caminho do futuro da nossa terra”, afirma.

Concurso acadêmico vai pensar sobre

o parque Nardy de Farias Alvim

Na ocasião da abertura da exposição, foi realizado o lançamento do edital do concurso acadêmico intitulado "Olhar para a cidade: Edição Taquari - Parque Nardy de Farias Alvim", vinculado à disciplina de Atelier Integrado VIII no semestre 2023A.

A proposta busca incentivar a valorização do espaço público urbano de Taquari e oferecer novas experiências aos estudantes da Univates, promovendo a autonomia, o pensamento crítico e a visibilidade dos inscritos.

Mais sobre o projeto pode ser acompanhado no Instagram @olharparaacidade.

Data de publicação: 11/07/2023

Créditos: Prefeitura de Taquari