Cinco escolas participaram do evento realizado no Theatro São João

O Grupo de Educação Fiscal de Taquari promoveu, na manhã da terça-feira, 27 de junho, o 4º Concurso de escolha de paródias criadas pelos alunos do 3º ao 9º ano das escolas da rede municipal, sobre educação fiscal.
As apresentações das cinco escolas participantes: La Salle, Pedro Pereira Machado, Osvaldo Ferreira Brandão, Emílio Schenk e Timótheo Junqueira dos Santos aconteceram no Theatro São João, e foram avaliadas por um grupo de quatro jurados.
A paródia criada e apresentada pelos alunos da escola Timótheo Junqueira dos Santos, do Rincão, foi a ganhadora do concurso. Além de receberem medalhas, eles ganharam uma viagem para a empresa Docille Alimento, em Lajeado, para conhecerem o processo de fabricação das guloseimas, e o professor que coordenou o trabalho recebeu um cheque de R$300,00.
Educação Fiscal é um processo educativo que visa à construção de uma consciência voltada ao exercício da cidadania, objetivando e propiciando a participação do cidadão no funcionamento e aperfeiçoamento dos instrumentos de controle social e fiscal do Estado e Município. O concurso foi organizado pelas integrantes do Grupo de Educação Fiscal, Simone Pereira e Tânia dos Santos, em parceria com as secretarias da Educação e da Fazenda.
No 1° concurso de educação fiscal, realizado em 2018, foi definido o slogan da campanha de premiação aos consumidores em plataforma própria, que ficou definido com a frase "Seja um Gaúcho Legal, exija seu CPF na nota fiscal"; no 2° concurso, em 2019, houve a escolha do mascote da campanha municipal, batizado como Notucho; em 2022, aconteceu o 3° concurso, que escolheu o folder sobre educação fiscal.

Paródia
O Poder Somos Nós
Gurias, educação gera educação
Eita tributo que traz recursos para o povão
Acredite que é herói, sonegar é proibido.
Por que você não se une comigo?
Educação fiscal nos ensinou
Temos que resolver, fazer o que?
Dever e não pagar impostos é tolice.
Um dia minha professora me disse
Eu expliquei para vocẽs que não é brincadeira
Para melhorar este mundo e ninguém ficar por baixo
Não vai ter mais diferenças e nem bobeira
E combater nesta vida todo o cambalacho.
Eu expliquei para vocẽs que não é brincadeira
Para melhorar este mundo e ninguém ficar por baixo
Não vai ter mais diferenças e nem bobeira
E combater nesta vida todo o cambalacho.
Recursos públicos não são lendas
saúde, educação e segurança
O poder somos nós.