Equipamento vai agilizar o serviço e diminuir a perda de dados transmitidos ao E-SUS

A Secretária Municipal da Saúde entregou, na tarde da sexta-feira, 31 de março, na sede do Legislativo, tablets adquiridos para o trabalho dos agentes comunitários.

O investimento foi de R$ 97 mil, em recursos próprios do município, para aquisição de 42 aparelhos.

Tablet é um tipo de computador portátil, fina espessura e com tela sensível ao toque.

O aparelho agilizará o trabalho dos agentes comunitários de saúde, que, agora, vão incluir as informações coletadas junto às famílias diretamente no sistema E-SUS, substituindo a ficha impressa. Com o tablet, da casa do morador as informações são repassadas, em tempo real, ao sistema e, mesmo que não haja acesso à internet, é possível trabalhar off-line, pois os dados são transferidos automaticamente no momento que houver conexão. “Incluir a tecnologia no serviços dos agentes de saúde, que fazem um importante trabalho junto à comunidade, através das visitas e da coleta de informações buscando a saúde preventiva, é evitar a perda de dados que ocorria entre a coleta e a digitação no E-SUS, possibilitando que o retrato real da saúde no município, para a implementação de políticas públicas”, destaca o secretário municipal da Saúde, José Harry Saraiva Dias.

Taquari possui, no total, 30 agentes comunitários de saúde, sendo que seis estão ingressando neste ano, após processo seletivo: duas para o bairro Coqueiros e quatro para o Colônia 20. Elas também receberam o equipamento.

Data de publicação: 04/04/2023

Créditos: Prefeitura de Taquari