Administração Municipal está concluindo a construção de duas creches, implantou o turno integral, nomeou aprovados no concurso e concedeu aumento de 14,95% ao magistério

A rede municipal de ensino está preparada para receber cerca de 2.100 alunos a partir desta quinta-feira, 23 de fevereiro. Neste ano, a comunidade escolar terá muitas novidades, que vamos te contar:

Começamos pela implantação do turno integral em três escolas de ensino fundamental: a La Salle, no bairro Passo da Aldeia, e outras duas do interior, Álvaro Haubert, na localidade de Fazenda Pereira, e Pedro Pereira Machado, em Amoras. Para ampliar a atividade na escola, serão mais de R$ 500 mil investidos no ano. O turno integral iniciará com mais de 270 alunos atendidos, mas a expectativa do prefeito André Brito é que se aproxime de 400 estudantes no decorrer do ano. Será feita busca ativa na comunidade para atender mais crianças e adolescentes.

Nas escolas em que o turno integral não foi implantado, os estudantes terão o sexto turno de reforço das atividades. “Estamos investindo forte nessa área porque a educação é uma forma de garantirmos um futuro seguro para a nossa população. A educação pública de qualidade deve ser prioridade de todos os gestores, para que as pessoas tenham condições igualitárias de estar no mercado de trabalho. Buscamos inovar nossas ações, pautadas sempre na educação libertadora”, destaca o prefeito André Brito.

Outra novidade é a entrada em vigência de uma normativa, aprovada pelo Conselho Municipal de Educação, de que as crianças da educação infantil devem frequentar os dois turnos de aula. A medida visa ao melhor aproveitamento das vagas.

Na área de recursos humanos, na sexta-feira, 10 de fevereiro, foram publicadas as portarias de nomeação de 44 professores aprovados no concurso público de 2022. A expectativa é chegar a 60 profissionais chamados.

O magistério municipal de Taquari recebe o piso salarial, desde o ano passado, e já está contemplando, desde janeiro de 2023, com o reajuste de 14,95% no vencimento, o que representou um incremento de R$ 1,100 milhão na folha de pagamento.

Neste ano, os estudantes também receberão uniformes com nova modelagem, inclusive com tênis. Antes do inverno, serão entregues jaquetas puffer, reforçadas para enfrentar a chuva e o frio. Nos próximos dias será feita a entrega do material escolar.

Escola será inaugurada nos próximos dias

Neste ano, a Administração Municipal vai inaugurar duas escolas de educação infantil, o que vai zerar a fila de espera.

Em março, entrará em funcionamento a EMEI Ivo dos Santos Lautert, no Parque do Meio. O investimento é de aproximadamente R$ 1,3 milhão e foi finalizado com recursos próprios, no valor aproximado de R$ 862 mil. A construção estava paralisada, desde 2016, após problemas no programa Pro-Infância, mas o trabalho foi retomado em outubro de 2021. Naquele ano, em viagem a Brasília, o prefeito André Brito conseguiu autorização do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) para prosseguir a construção da creche, que .

Ainda, a EMEI Carlos Salzano Vieira da Cunha, no bairro Colônia 20, deverá entrar em funcionamento neste ano. O investimento é de R$ 1,8 milhão, sendo R$ 450 mil de recursos do município. Ainda foram construídas calçadas, para a qual foram investidos R$ 16 mil.

As escolas também receberam playground, no valor de R$ 36 mil cada.

Com esses educandários, será zerada a fila de espera por vaga na educação infantil, que hoje é de aproximadamente 120 crianças.

Neste ano, deverá entrar na fase final a construção da escola de ensino fundamental Adroaldo Mesquita da Costa, de turno integral. “Essa nossa preocupação do presente é para construir o futuro da nossa população”, destaca Brito.

Data de publicação: 23/02/2023

Créditos: Prefeitura de Taquari