Tema foi trabalhado durante quatro dias com os profissionais da rede de ensino municipal 



Professores e demais servidores municipais da rede de ensino tiveram uma semana voltada para atividades motivacionais, em preparação para o início do ano letivo. Entre a segunda-feira, dia 13, e a tarde de quinta-feira, dia 16, eles participaram da jornada pedagógica. “Detectamos junto dos professores a angústia em como lidar com esse tema na sala de aula, com os alunos que, muitas vezes, passam por dificuldades nas famílias”, explica a coordenadora da Educação, Maristel Charão.  

Na segunda-feira, Saulo Chielle palestrou sobre o tema “Por que sou importante?”, promovendo uma reflexão aos servidores ao tratar da relevância de cada um na escola.  Desde 2012, ele é instrutor e palestrante para o desenvolvimento de pessoas em empresas e instituições fundamentalmente em seis verticais: Liderança, Educação, Comunicação, Sustentabilidade, Empreendedorismo e Inovação. 

Nos dias seguintes, durante a manhã e tarde, o educador Leandro Uchoas falou sobre Cultura da Paz. Ele preside o Instituto Shanti Brasil, de promoção de Cultura de Paz, e diz que, especialmente após a pandemia, as pessoas estão levando as questões emocionais para a escola. “A demanda tem crescido muito e o desafio é elaborar um trabalho onde as pessoas entrem num estado de equilíbrio emocional maior. Temos presenciado um aumento muito profundo de níveis de ansiedade e depressão, inclusive, burnout entre educadores. Mais do que nunca, o cuidado com as emoções e com o relacionamento humano tornou-se ainda mais importante. As escolas precisam ser vistas para além do seu papel no sentido de transmitir conteúdo”, diz Uchoa.


Conquistas na área da educação

Durante a abertura do evento, a coordenadora destacou as melhorias implementadas nos últimos dois anos. “Avançamos em muitas coisas em nossa educação, com o pagamento do piso e aumento de 14,95% neste ano, realização do concurso público; formação continuada, com encontros ao longo do ano, implantação do sexto turno de aula, entre outros. Ela destacou a implantação do turno integral em três escolas, sendo duas na área rural e uma na urbana, a partir desse ano, anunciada pelo prefeito, André Brito, na semana passada. 

O prefeito em exercício, Ramon de Jesus, também abortou em seu discurso sobre os avanços. “No ano passado estava aqui debatendo a implantação do piso; hoje ele é uma realidade”. 



 


   





Data de publicação: 17/02/2023

Créditos: Prefeitura de Taquari

Créditos das Fotos: Divulgação Prefeitura de Taquari

Compartilhe!