60% dos alunos atendidos pelo Município serão beneficiados com a implantação da atividade extracurricular

O ano letivo está iniciando neste mês e a Administração Municipal anuncia os investimentos para as atividades escolares de 2023. 

A novidade é a implantação de turno integral em três escolas da rede: a La Salle, no bairro Passo da Aldeia, e outras duas do interior, Álvaro Haubert, na localidade de Fazenda Pereira, e Pedro Pereira Machado, em Amoras. Neste primeiro momento serão mais de 270 alunos atendidos com a medida, o que representa 60% dos alunos da rede. A expectativa do prefeito André Brito é que se aproxime de 400 estudantes. “As escolas vão fazer busca ativa na comunidade para atender mais crianças e adolescentes”, salienta Brito. Para incrementar a atividade na escola, serão mais de R$ 500 mil investidos no ano. O prefeito explica que foram realizados ajustes no quadro de recursos humanos.  

Outra medida deste início de atividade escolar é a nomeação de 44 professores aprovados no concurso público de 2022. A expectativa é chegar a 60 profissionais chamados.

O magistério municipal de Taquari recebe o piso salarial, desde o ano passado, e já está contemplando, desde janeiro de 2023, com o reajuste de 14,95% no vencimento, o que representou um incremento de R$ 1,100 milhão na folha de pagamento.

Neste ano, os estudantes também receberão uniformes com nova modelagem e material escolar, a serem entregues até o final de março. 

Ainda para o primeiro semestre está prevista a inauguração da escola de educação infantil Carlos Salzano Vieira da Cunha, no bairro Colônia 20, até o final de abril. A EMEI Ivo dos Santos Lautert deverá entrar em funcionamento neste ano. Com esses educandários, será zerada a fila de espera por vaga na educação infantil, que hoje é de aproximadamente 120 crianças. Ainda está sendo construída uma escola de ensino fundamental, de turno integral.   

Para atender os alunos da pré-escola, serão mantidas as parcerias com as escolas Nossa Senhora da Assunção, na localidade de Passo do Santa Cruz, e Antônio Porfírio de Menezes Costa, no Rincão, que atendem 28 crianças. 


Um dia inteiro de atividade escolar 

Os estudantes das séries iniciais e finais do ensino fundamental vão entrar na escola pela manhã, recebem almoço e seguem com projetos no turno inverso. Serão oferecidas atividades curriculares em parte do dia e, na outra, serão projetos pedagógicos de atividades diferenciadas, que incluem atividades de sustentabilidade, língua estrangeira, de dança, esportes, música, aula com conteúdos de reforço para os alunos, microkids, cidadania no bairro, entre outros, explica a coordenadora da Educação, Maristel Charão.

“Vamos oferecer uma educação de qualidade para que eles gostem de estar na escola. O tempo de permanência deles quase dobrará e, com isso, vão se tornar alunos de excelência, tanto na base curricular, quanto extracurricular”, destaca. Serão implantados projetos para manter o aluno, transformando o ambiente em um espaço atrativo. “Vamos trabalhar muito em cima do pedagógico para construção de uma educação integral”, acrescenta a coordenadora de educação. 

Data de publicação: 10/02/2023

Créditos: Prefeitura de Taquari

Créditos das Fotos: Divulgação/Prefeitura de Taquari

Compartilhe!