Foi celebrada missa, seguida de procissão no rio Taquari

Centenas de devotos de Nossa Senhora dos Navegantes participaram da celebração em honra à padroeira das águas, realizada na manhã do domingo, 5 de fevereiro. 

A missa foi celebrada no pavilhão da igreja de Nossa Senhora das Dores, no bairro Praia, em Taquari.  Após, os devotos seguiram a imagem até a balsa de onde iniciou a procissão fluvial. Na balsa, os fiéis seguem cantando e rezando. Neste ano, dezenas de proprietários de jet-ski, esporte náutico que cresceu muito em Taquari nos últimos anos, acompanharam o percurso junto dos barqueiros. “Ficamos muitos felizes de participar do evento, independente de credo ou religião, porque é uma maneira de agradecer a Deus pelo presente que temos, que é o Rio Taquari, e pedir a graça de sempre termos saúde e condições de continuarmos usufruindo dessa riqueza, tantos da parte de esporte aquático, como pelos pescadores e banhistas”, salienta o presidente do Grupo Náutico Taquari, Alexandre Souza de Oliveira, que hoje conta com 95 integrantes, incluindo lanchas e jet ski. 

Ao final da celebração religiosa, a programação seguiu com almoço e festejos populares

A moradora do bairro Praia, Ana Marlise Azevedo, 57 anos, conta que sempre que pode prestigia. “É uma das mais belas da cidade e, neste ano, está muito bonita. A fé é o amor de Cristo por nós, é a proteção. Sem Ele a gente não é nada”, destaca.

Líridis dos Santos, 81 anos, levou uma imagem de Navegantes à procissão. “Temos que ter fé em alguma coisa, eu tenho em Jesus e em Nossa Senhora. É uma força para viver. Sempre peço e Ela me ajuda”.

A celebração de Navegantes é tradicional em Taquari. Trabalhadores das águas ou filhos deles, vestidos de marinheiro, conduzem a imagem até a balsa Deusa do Jacuí, que faz o percurso de cerca de um quilômetro pelo rio. 

O evento deste ano marca a retomada dos festejos sem as medidas de prevenção do coronavírus. No ano passado ainda era necessário o uso de máscara.




Data de publicação: 06/02/2023

Créditos: Prefeitura de Taquari

Créditos das Fotos: Divulgação/Prefeitura de Taquari

Compartilhe!