Competição encerra nesta quinta-feira, 12, com os jogos nas categorias 2008, 2009, 2005/06 e 2007. Pela 2010, AERC Juventus é a campeã

A movimentação nos campos de futebol está intensa em Taquari nos últimos dias.

Desde a tarde de sábado, 7 de janeiro, atletas de categorias de base de 14 municípios participam da 7ª edição da Copa Taquari, conhecida por Copinha. Neste ano, o evento contou com equipes argentinas. Em edições passadas, clubes uruguaios e catarinenses participaram da competição.  

A competição reúne adolescentes com idades entre 12 e 16 anos, que estão alojadas nas sedes das escolas das redes municipal e estadual. São 50 equipes inscritas, o que corresponde a mil atletas e 150 dirigentes de 20 clubes. Nove equipes são de três clubes argentinos.

Pelo grande número de equipes inscritas, o que ocorre desde a primeira edição, as partidas foram disputadas em seis campos, inclusive, no interior, como o do Inter, na localidade de Beira do Rio.   

A primeira partida ocorreu no sábado, pela categoria 2005/2006, entre Pinheiros e São José. O primeiro gol da competição foi marcado pelo atleta Pedro Grellmann Presser, do Pinheiros, de Taquari. A partida encerrou em 2 a 0 para o time da casa.

Nesta quarta-feira, 11, iniciou a segunda fase da competição e os jogos estão acontecendo nos campos do Taquariense, Pinheiros e C.T. Pinheiros/Duttra. O primeiro campeão saiu na manhã desta quarta-feira. A AERC Juventus, de Teutônia, levou a melhor na disputa de pênaltis, marcando 4 a 2, contra o Projeto Fabrício Souza, de Canoas, pela categoria 2010. 

A premiação é dada após o jogo final de cada categoria. 

As finais das categorias 2008, 2009, 2005/06 e 2007 estão previstas para ocorrer pela manhã, iniciando às 8h15min, no campo do Esporte Clube Pinheiros, sendo um jogo por vez. 

O coordenador municipal de esportes, André da Silva, diz que a competição movimenta todo o município. “Estamos muito felizes com o andamento da copinha”.

A novidade deste ano é a participação de equipes de Córdoba, na Argentina, em três categorias. “É super importante participar, pela experiência de outra cultura, depois de um ano de pandemia, oportunidade de crescimento tanto pessoal como no esportivo, isso é o mais importante. Estrutura boa, boa alimentação, gente muito calorosa, que nos atendeu muito bem”, afirma um dos líderes das equipes, João Paulo Miranda.



Média de duas mil refeições por dia foram servidas

A Copinha movimenta Taquari no período de férias, quando muitos deixam a cidade e vão para o Litoral. São mais de mil pessoas circulando, comprando e consumindo produtos locais. As refeições são feitas no Ginásio do Esporte Clube Pinheiros, por uma equipe de oito pessoas, coordenada por Cláudio Rocha, Rosane Rocha e Nedir dos Reis, montada especialmente para o evento. Há ainda a colaboração de muitos servidores municipais no trabalho. São em média duas mil refeições servidas por dia e para dar conta de tudo isso o trabalho inicia cedo e termina à noite. A atividade na cozinha começa às 5h da manhã e vai até às 22h. No evento, são consumidos, diariamente, 1.400 pães no café, e, por refeição, 60 Kg de arroz, 60 Kg de feijão, 1.200 pedaços de galeto, 140kg de carne suína, 140 Kg de salsichão, além de massa e batata. Os atletas recebem café da manhã, almoço e jantar. “Adoramos trabalhar na copinha. É muito bom olhar e ver os meninos comendo com muita vontade, receber elogios após um dia cansativo”, destaca Rosane, que atua desde a primeira edição. 

A Copa Taquari é realizada pela empresa Planeta Bola com o apoio da Administração Municipal, que disponibiliza toda a infraestrutura para o evento.  




MUNICÍPIOS PARTICIPANTES

Taquari, Teutônia, Sapiranga, Cachoeira do Sul, Porto Alegre, Bom Princípio, Ijuí, Cruz Alta, Bagé, Caxias do Sul, Bom Retiro do Sul, Ivoti, Canoas e de Córdoba, na Argentina.



Data de publicação: 11/01/2023

Créditos: Prefeitura de Taquari

Créditos das Fotos: Divulgação/Prefeitura de Taquari

Compartilhe!