Cerca de 30 famílias estão sem água para o consumo humano e abastecimento da atividade rural 

A baixa quantidade de chuva nos últimos meses, agravada pela estiagem de duas safras anteriores, já reflete nas localidades do interior. A falta de chuva modifica a paisagem pelo interior. Os arroios estão sem água e as lavouras secas. Diante da situação, saiu na manhã desta terça-feira, 10, o decreto de Situação de Emergência de Taquari. 

Conforme levantamento da Emater-RS/ASCAR e da Secretaria de Agricultura e de Obras e Serviços Urbanos, o prejuízo está estimado, até o momento, em R$ 13.318.724,00. 

As lavouras de milho foram bastante afetadas, assim como a criação de bovinos, devido ao baixo crescimento das pastagens e pela escassez de água para dessedentar os animais.  

A situação que se aproxima em relação à  orizicultura é considerada grave. Com o prognóstico de continuidade da estiagem, o valor poderá elevar nos próximos meses. Na bovinocultura, a perda poderá ser de 20% das cabeças de gado; nas culturas do milho poderá chegar a 60% da área plantada e no arroz, de 30%. 

O levantamento da Prefeitura de Taquari aponta cerca de 30 famílias sem água para o consumo humano, a maioria delas na localidade de Fazenda Pereira, e outras na Pinheiros.  

As secretarias da Agricultura e de Obras e Serviços Urbanos estão atendendo as famílias atingidas, fazendo o abastecimento de água potável com trator e tanque-pipa, já que alguns poços artesianos e fontes secas.  “Estamos colocando todo o aparato disponível para minimizar os efeitos da falta de chuva, como transporte de água potável, para assistência e socorro aos afetados”, diz o prefeito de Taquari, André Brito.

Conforme levantamento realizado pela equipe da EMATER-RS/ASCAR, a média mensal de precipitação de 2022 está abaixo da média de cada mês, conforme acompanhamento feito desde 2015, pelo pluviômetro instalado na sede da Prefeitura de Taquari, no Centro. O levantamento da Emater aponta ainda que a região norte do Município é a mais afetada, especialmente, a que está ao norte da RSC-287. A escassez de chuva é percebida desde setembro de 2022 e se mantém nesses primeiros dias de 2023. Além disso, a chuva no decorrer do ano não foi suficiente para recuperar o curso hídrico sofrido com as estiagens de 2019/2020 e 2021/2022. 

Com o decreto de situação de emergência, assinado nesta terça-feira, será possível a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a Coordenação da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC), nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário e reconstrução. O documento precisa ser homologado pelos governos do Estado e Federal para que os produtores das áreas atingidas possam obter os benefícios como renegociação de dívidas do PRONAF e o PROAGRO, que garante a exoneração de obrigações financeiras relativas à operação de crédito rural de custeio, cuja liquidação seja dificultada pela ocorrência de fenômenos naturais. 



Data de publicação: 10/01/2023

Créditos: Prefeitura de Taquari

Créditos das Fotos: Prefeitura de Taquari\Divulgação

Compartilhe!