Calculados o salário, combustível, manutenção das máquinas e horas terceirizadas foram mais de R$ 350 mil aplicados na demanda

Os produtores rurais enfrentaram na safra 2021/2022 uma grande estiagem no Rio Grande do Sul. Para reduzir o prejuízo dos produtores rurais, a Administração Municipal empenhou-se em atender os pedidos de abertura e limpeza de açudes. A Secretaria Municipal de Obras contabiliza 130 produtores de todas as localidades atendidos com essa demanda. Foram seis meses de dedicação ao trabalho utilizando máquinas da Prefeitura e de contratação de empresa terceirizada. 

A construção de açudes é uma forma de armazenar a água a ser utilizada na irrigação das lavouras. “Calculados o salário, combustível, manutenção das máquinas e horas terceirizadas foram mais de R$ 350 mil em investimento”, salienta o prefeito de Taquari, André Brito, ao anunciar que o trabalho será retomado na próxima semana. “Nossa intenção é recuperar os açudes para que tenhamos condições de enfrentar o período de estiagem”. 

Na manhã da sexta-feira, 30 de dezembro, Brito esteve com o secretário municipal de Obras, Círio Lopes, na propriedade de Alex Sandro Faleiro, na localidade de Fazenda Pereira. O produtor foi um dos atendidos no início de 2022 com a construção de açude. “Para mim, é de muito orgulho estar aqui na propriedade do Alex, vemos produtos de alta qualidade para serem consumidos pela nossa população”.

A produção das lavouras de Alex é consumida pelos alunos da merenda escolar e comercializada na Feira do Produtor Rural. “Não adianta termos a infraestrutura de irrigação se não tiver água. O açude nos beneficia para termos a água para produzir no período de seca, que é de agora em diante, janeiro e fevereiro”, afirma o produtor. 

Data de publicação: 03/01/2023

Créditos: Prefeitura de Taquari

Créditos das Fotos: Divulgação/Prefeitura de Taquari

Compartilhe!