A Corte Açoriana de Taquari é a representação do município nos eventos oficiais e na divulgação dos mesmos em cidades da região.


A Corte Açoriana de Taquari é a representação do município nos eventos oficiais e na divulgação dos mesmos em cidades da região.

Definida em setembro, as soberanas de 2022, Carolina Costa de Souza com as princesas Amanda Manfrini e Maria Eduarda Souza da Silva, logo tiveram os primeiros compromissos da agenda, fazendo convites pelo Estado para o 30º Natal Açoriano em Terra Gaúcha. 

Para representar o município, elas usam dois trajes, o de passeio e o oficial. Até o final do mandato, a corte deve participar de outros eventos, como o aniversário do Município, em julho, e a feira do livro, em outubro. 

Para atender a todos os compromissos, a vestimenta precisa ter a identidade cultural do município e, pensando nisso, neste ano, os vestidos foram criados e confeccionados pelo taquariense Joni Bilhar, 35 anos, que, desde 2015, trabalha na confecção de trajes para invernadas artísticas dos CTGs e soberanas de eventos oficiais.

As integrantes da corte têm vestidos diferentes, que levam em conta as características físicas de cada, mas mantendo os elementos da cultura do município.

A inspiração, conta Joni, partiu dos trajes usados pelos açorianos, colonizadores de Taquari, com detalhes na saia, listras ao redor do barrado, avental, mangas e tipo de gola. A vestimenta possui aplicações que remetem à flor-de-laranjeira, inspirada na tradição do município de ser a Terra da Laranja. “Pegamos elementos da cultura, que estão ligados aos açorianos, mas que são muito nossos, como a flor de laranjeira”. 

As cores rosa, laranja, verde e azul marinho também não são por acaso. Elas estão dentro de uma cartela definida no manual de identidade visual de Taquari – Cidade Mãe do Vale. 

Foram cerca de dois meses de trabalho entre a criação e a confecção dos dois trajes das soberanas. “Foi muito gratificante e uma honra poder vestir a Corte Açoriana. Já trabalhei na confecção de vestidos de soberanas para outros municípios, mas é diferente quando a gente faz para o nosso, no qual se sabe a história e a importância”.   



Data de publicação: 21/12/2022

Créditos das Fotos: Divulgação/Prefeitura de Taquari

Compartilhe!