Para André Brito, é essencial que o Estado cumpra com suas obrigações para desafogar as demandas dos municípios

Na última quinta-feira, dia 6, o prefeito André Brito participou de uma reunião da Grampal (Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre), no Instituto Caldeira, em  Porto Alegre, para tratar da falta de repasses para Saúde pelo Governo do Estado e sobre a judicialização do Programa Assistir.

A entidade pede solução para problemas que estão afetando a Saúde dos municípios, e pedem que Executivo estadual aplique, comprovadamente, 12% de recursos próprios na área. Conforme dados levantados pela associação, os números do último exercício mostram que o Estado aplicou apenas 7,75% do orçamento em saúde, e não os 12% como determina a Constituição Federal.

Para o prefeito André Brito, é fundamental que o Governo do Estado cumpra a sua palavra e faça os repasses necessários para desafogar os atendimentos e especialidades. “Hoje temos inúmeras pessoas na fila de espera por consultas e procedimentos com, traumatologista, oftalmologista, oncologia, entre outras especialidades, que sobrecarregam os municípios e, sem sombra de dúvida, criando um sofrimento para essas pessoas”, disse. Ainda salientou que despachos e portarias são apenas aspectos burocráticos que nada resolve. “Os gestores maiores vivem num mundo irreal, pintam que o que está no papel é um grande projeto, quando na verdade o povo está sofrendo diante das carências de serviços”, afirmou.

Atualmente Taquari investe 30% da receita municipal em Saúde. “Esperamos que o Estado e União tenham compromisso com as suas obrigações. Faz-se necessário, também, com urgência, a atualização da tabela de procedimento SUS pela União.

O chefe do executivo taquariense, ainda ressaltou que é fundamental o reequilíbrio dos repasses para os hospitais de pequeno e médio porte, pois a defasagem está inviabilizando o trabalho e atendimento destas unidades, o que acarreta o colapso no atendimento dos grandes centros.

Data de publicação: 10/10/2022

Créditos das Fotos: Divulgação