A Secretaria Municipal de Educação promoveu nos dias 17 e 18 a Formação Continuada dos Professores da Rede Municipal. Foram dois dias de oficinas na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) La Salle, com práticas e teorias pedagógicas que buscam uma educação mais inclusiva e participativa.

A Professora Doutora da Universidade Federal de Pelotas Ufpel, Cristina Rosa, ministrou a Oficina Literária e destacou a importância da leitura no ambiente escolar. O Professor Doutor da Ufpel, Luiz Brettas, realizou a Oficina de Matemática, na qual salientou a necessidade de tornar o ensino matemático mais atraente aos estudante, com jogos e atividades que despertem o interesse dos alunos. A formanda do curso de Fonoaudiologia da Universidade Luterana do Brasil, Ane Elis Martins, trabalhou com a Oficina de Linguagem no ambiente escolar. Já a assessora de Projetos do COMIN (Conselho de Missão entre os Povos Indígenas) realizou a Oficina de Cultura Indígena, na qual destacou a necessidade de um trabalho voltando as nuances da cultura desse povo, e um trabalho de resgate desta história.

De acordo com a Coordenadora da Educação, Ana Paula Arnt, a Formação Continuada foi um sucesso, e é de extrema importância aos professores. “É importante essa troca de saberes, para não ficarmos acomodados. E para buscarmos novas ferramentas didáticas para trabalhar com os nossos alunos”, destacou. Todos os palestrantes participaram de forma voluntária da Formação Continuada,os professores da Ufpel realizam este trabalho dentro da pesquisa universitária de suas áreas. Portanto, não houve gastos públicos com os palestrantes.

Data de publicação: 19/07/2017

Créditos: Andre Liziardi