Ao longo desta semana o município recebeu duas representantes do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar (Cecane) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), de Porto Alegre. O motivo da visita foi a realização de assessoria junto à diversos setores da Prefeitura e também escolas de Taquari, com o intuito de melhorar a alimentação escolar na cidade. As reuniões iniciaram na terça-feira, 30 de maio e terminam nesta sexta.

A principal data da programação foi ontem com reunião em conjunto com outros municípios da região. Além de Taquari, estiverem presentes também profissionais de Tabaí, Triunfo, General Câmara e Fazenda Vilanova. No encontro, foram trocadas experiências positivas, formas de trabalho que obtiveram resultados e debatidas formas de melhorar a prestação do serviço e retorno às comunidades.

Os encontros com o setor de Educação foram realizados na Câmara, nos quais foram analisados documentos e dados da área. Foram avaliadas as planilhas de entrega, notas e ações realizadas pelo setor. Além disso, o Cecane se reuniu também com as diretorias das escolas do município, merendeiras, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RS-Ascar) e agricultores familiares.

Conforme a assessora do Cecane, Camila Shreiner, as iniciativas e a situação apresentadas do município merecem destaque. “Percebemos o empenho e dedicação das merendeiras, tanto no preparo das refeições quanto na execução de boas práticas. Também notamos o empenho da equipe de nutrição em garantir um cardápio adequado, cumprindo as atribuições previstas em lei e que garantem uma alimentação saudável”, salienta.

Ao final da assessoria, as profissionais se reúnem novamente com a Educação para a formulação de um Plano de Ação, que aborde os pontos que devem ser melhorados, assim como o que deve ser mantido e receber ainda mais incentivo.

Data de publicação: 02/06/2017

Créditos: Murilo Dannenberg