Atendendo cerca de 100 pessoas diariamente, o posto oferece atendimentos odontológicos, exames pré-câncer, pediatria, nutricionista, além de exames e testes de DST’s e Hepatite.

A Estratégia de Saúde da Família (ESF) Eli da Silva, localizada no Bairro Léo Alvim Faller, é uma das unidades de saúde do município mais identificada com a sua comuniade. Atendendo cerca de 100 pessoas diariamente, oferece atendimentos odontológicos, exames pré-câncer, pediatria, nutricionista, além de exames e testes de DST’s e Hepatite. O endereço da unidade é Rua Osvaldo Michel, número 332, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 12h e das 13h às 16h30min. O telefone para contato é (51) 3653.7194.

Conforme a enfermeira chefe da ESF, Jane Mari Cruz Machado, a demanda ilustra o papel da unidade junto ao bairro. “Todos os dias, cerca de 100 usuários buscam atendimento. Realizamos testes rápidos de doenças sexualmente transmissíveis, exames, consultas e damos o encaminhamento quando os pacientes necessitam” explica. Ela ainda pede que os grupos prioritários busquem as doses da vacina contra a gripe, disponíveis no local.

A enfermeira declarou também que a ESF Eli da Silva irá realizar no próximo dia 31 “Dia D” da campanha Maio Vermelho, que combate o câncer bucal. O objetivo é levar os esclarecimentos e informações sobre a doença diretamente até a população. A ação acontecerá Igreja Assembléia de Deus, às 15h30, no Bairro Pinheiros.

A dentista Ketlyn Terra, atua no posto e explica a importância de buscar o atendimento odontológico. “A saúde bucal é um dos pontos que as pessoas devem estar atentas, pois ela também mostra sinais da saúde de todo o corpo”, informou . Por fim, ela também pede que os pais ensinem seus filhos a cuidar da boca. “Incentivo meu filho a ver com naturalidade o atendimento com destistas, e acho fundamental que mais mães e pais façam o mesmo, pois muitos problemas poderiam ser evitados com a procura prévia” finalizou ela.

Mesmo com a grande circulação, ela reforça que a população pode procurar o posto de saúde para procedimentos de rotina e controlar seu quadro de saúde, como no caso do carpinteiro Pedro Vargas de Souza, de 60 anos. Ele contou que realiza seu acompanhamento médico na unidade. “Venho aqui quando preciso de algum atendimento ou examinar alguma dor que me incomode. Trato com frequência meus problemas aqui no posto”, falou.

A confiança no atendimento também foi expressa por Flávio Nivaldo da Silva, de 37 anos, que disse que toda sua família busca o posto de saúde quando necessitam. “Sou casado e tenho três filhos, todos viemos pra cá quando precisamos de alguma coisa, o atendimento aqui é bom e nos ajuda bastante” externou.

Data de publicação: 23/05/2017

Créditos: Murilo Dannenberg