A proposta da conferência é promover a saúde como direito humano, aprofundar o debate sobre como a divisão sexual do trabalho impacta na saúde das mulheres, além de discutir sobre diferenciação de salários e jornadas diárias.

Na última terça-feira, dia 16, ocorreu a primeira Conferência Municipal da Saúde das Mulheres de Taquari (CMSMu/RS). O Evento contou com palestras da Coordenadora Estadual de Saúde da Mulher, Jussara Cony, e do Coordenador de Desenvolvimento Econômico e Social, Luciano Farias Mega.

Jussara Cony destacou a importância de trazer essa discussão sobre a saúde da mulher ao público. “Estou muito contente de ver jovens aqui hoje, pois a juventude não é o futuro, vocês são o presente”, falou à plateia.

A proposta da conferência é promover a saúde como direito humano, aprofundar o debate sobre como a divisão sexual do trabalho impacta na saúde das mulheres, além de discutir sobre diferenciação de salários e jornadas diárias. Cabe ainda, espaços para impulsionar os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde.

Durante o evento foram escolhidos os delegados que participarão da Conferência Estadual da Saúde da Mulher: Luciano Farias Mega, gestor; Ana Paula Arnt, suplente de gestor; Neiva Maria Castro, usuária do Sistema Único de Saúde (SUS); Silva Souza, usuária do SUS; Magali da Costa, usuária suplente do SUS; e Iara Goerck, trabalhadora da saúde.

Entre os eixos destacados para serem trabalhados em Taquari, estão: Efetivar a Rede de Atenção Psicossocial, com todo o atendimento previsto; Debater sobre a questão do uso dos agrotóxicos pelas trabalhadoras rurais; e Fortalecer as ações e práticas intersetorias em prol de políticas voltadas à Saúde da Mulher.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Data de publicação: 18/05/2017

Créditos: Andre Liziardi

Créditos das Fotos: Andre Liziardi

Compartilhe!