Os resultados foram divulgados após análise da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde, os quais foram obtidos atavés da inspeção de 1180 locais, entre casas e terrenos baldios. Das 28 amostras coletadas para averiguação, três apresentaram o Aedes aegypti.

O Departamento de Meio Ambiente já tem disponíveis os dados do último Levantamento de Índices Rápido(Lira), realizando no início do mês de março. O objetivo da ação é a avaliação e o controle da situação de mosquitos como o Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika vírus e chikungunya. O Lira avaliou pontos em todo o perímetro do município.

Os resultados foram divulgados após análise da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), os quais foram obtidos através da inspeção de 1180 locais, entre casas e terrenos baldios. Foram coletadas 28 amostras para averiguação. Dessas, apenas 3 apresentaram a presença do Aedes aegypti, sendo uma delas no Bairro Centro e as outras no Coqueiros. Esse número representa uma menor quantidade de larvas na cidade, em comparação com o último levantamento.

Segundo a agente de campo, Cláudia Helena da Silva, o resultado do levantamento é satisfatório para o município. “O número de amostras contendo a espécie Aedes aegypti foi bastante baixo, tendo em vista o número de amostras e principalmente a quantidade de locais que visitamos”, ressalta ela.

Cláudia também reforça que o município continuará a dedicar esforços contra o agente transmissor. “Mesmo com o bom resultado, daremos continuidade no combate à proliferação do Aedes aegypti, pois somente com a erradicação completa estaremos com a garantia de segurança”, finaliza.

Apesar do baixo número de amostras, a CRS continua classificando Taquari como infestada pela espécie. A mudança de tal situação depende também da colaboração dos cidadãos taquarienses, que devem estar atentos a eventuais pontos de foco do mosquito.

De acordo a agente, dicas simples como colocar areia nos vasos de flores, atentar para a situação da água de piscinas e evitar que o acúmulo de água parada em objetos externos são ações fundamentais nesse combate, em especial no inverno.

Data de publicação: 03/05/2017

Créditos: Murilo Dannenberg