A Administração iniciou hoje, dia 2, a campanha “Maio Vermelho”, que busca a prevenção contra o câncer de boca. Todos os postos com atendimento odontológico da rede municipal terão dias para atender a população em livre demanda.

A Administração iniciou hoje, dia 2, a campanha “Maio Vermelho”, que busca a prevenção contra o câncer de boca. O primeiro posto a realizar os atendimentos foi a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Rincão São José. Todos os postos com atendimento odontológico da rede municipal terão dias para atender a população em livre demanda. Estão sendo realizadas avaliações nos pacientes, exames clínicos e esclarecimento sobre pontos importantes acerca de questões que as pessoas devem estar atentas.

O cronograma da campanha estende-se até o final do mês, com as atividades programadas para as segundas-feiras nas unidades de saúde. No próximo dia 8, será a vez do posto da Praia/Caieira; no dia 15, nos Coqueiros; Léo Alvim Faller  no dia 22; e encerra-se na Colônia 20, dia 29 de maio.

A dona de casa, Ivone Bortoli, de 61 anos, foi uma das pacientes que realizaram o procedimento de prevenção. “Gostei do atendimento, foi bem rápido e já pude tirar umas dúvidas que eu tinha sobre minha saúde bucal”, disse.

Conforme a dentista Renata Martins, que atende no Rincão, as pessoas podem realizar um primeiro exame nas suas próprias casas. “Qualquer anormalidade deve ser procurada, desde mudança na cor da pele e mucosas, endurecimentos, caroços, feridas que não cicatrizam, áreas dormentes, dentes quebrados ou amolecidos e ferida rasa, indolor e avermelhada”, informou.

Segundo a Coordenadora de Saúde Bucal no município, Kaira Koche, o auto-exame é fundamental para que os casos sejam identificados ainda nos estágios iniciais. “Cerca de 60% a 80% dos problemas de saúde são identificados em estágios avançados, o que dificulta os atendimentos”, salientou a profissional.

Data de publicação: 02/05/2017

Créditos: Murilo Dannenberg