Na manhã desta terça-feira, representantes da empresa Calçados Beira-Rio estiveram presentes no município para visitar escolas em busca de candidatos ao seu programa de inclusão.

O trabalho é uma das principais ferramentas de inclusão e bem estar social que as pessoas podem ter acesso. Na manhã de desta terça-feira, 4 de abril, representantes da empresa Calçados Beira-Rio estiveram no município para buscar pessoas com alguma tipo de deficiência, interessadas em fazerem parte do quadro de funcionários da empresa. Junto com a responsável pelo setor de educação, Ana Paula Arnt Sulzbach, os representantes Breno Oliveira e Jéssica Lopes visitaram duas escolas da rede municipal em busca de indicações de candidatos aos empregos.

O programa de inclusão adotado pela Calçados Beira-Rio já funciona há 6 anos em todas as 10 unidades fabris da empresa. Ele é aplicado em cidades que fazem parte da região da fábrica. No caso de Taquari, os candidatos são designados para a unidade de Teutônia. Para que os candidatos sejam mais facilmente encontrados, a empresa realiza parceria com APAEs e Prefeituras, que atuam como intermediários e indicadores de pessoas. Todos os tipos de deficiência recebem oportunidade na empresa.

As visitas desta manhã aconteceram em parceria com a Secretaria de Educação. As instituições visitadas foram as Escolas Municipais de Ensino Fundamental(Emefs) Osvaldo Brandão e Emílio Schenk. Em conversa com os corpos diretivos, os representantes explicaram o funcionamento do programa, os procedimentos da empresa, assim como sua política de relações humanas.

Uma das questões levantadas nas reuniões, é de que a empresa procura realizar a adaptação desses funcionários da maneira mais eficiente possível. Esse processo acontece através de entrevistas e treinamentos, eles são constantemente acompanhados para que seja dada a garantia de que estarão atuando na área adequada.

De acordo com a responsável pela Educação, Ana Paula Arnt Sulzbach, essa busca pela adequação da atividade ao perfil do funcionário. “Isso se torna um diferencial, pois transforma a experiência profissional em algo positivo na vida dessas pessoas”, ressaltou. Em muitos casos, as pessoas com deficiência têm pouco convívio social e isso pode comprometer sua independência futura, quando forem exigidos.

No final dos encontros, receberam 4 indicações de possíveis candidatos. Os perfis buscados pela Calçados Beira-Rio são bastante variados. Como o objetivo é a inclusão, qualquer candidato receberá a oportunidade de poder ingressar na empresa.

O ingresso destes acontece através de duas formas, após as entrevistas e avaliação dos candidatos, se eles se mostrarem aptos e capacitados para as atividades, já são contratados imediatamente. Caso necessitem de aprimoramento, a empresa oferece curso de 800h de capacitação. Este é dividido em 400h de aulas teóricas no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e outras 400h de aulas práticas na própria fábrica. Já nessa etapa, são preparados para área mais adequada o seu perfil.

Em Taquari, 9 jovens já fazem parte do programa e já estão na etapa de aulas práticas em Teutônia e preparam-se concluir o curso. Assim, estarão formados e aptos a efetivação para trabalhar em turno integral.

Os representantes entram ainda hoje em contato com os indicados pelas instituições de ensino. O objetivo é marcar uma entrevista primária, apenas com o candidato, para identificar o seu perfil. Após a conclusão, é agendada uma entrevista em conjunto com a família, uma vez que é uma questão que envolve a vida de todos do círculo familiar. Caso esses dois procedimentos indiquem que o jovem tem o interesse de participar, será realizado exame médio e se aprovados, será dado prosseguimento à sua contratação ou preparação.

Data de publicação: 04/04/2017

Créditos: Murilo Dannenberg