A iniciativa realizou as primeiras atividades no Brasil em 2014 e intensifica ações de conscientização que buscam acabar com o tabu ao levar o assunto ao debate público.

O mês de setembro foi escolhido pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), como o mês de combate ao suicídio. A iniciativa, intitulada “Setembro Amarelo”, realizou as primeiras atividades em 2014 e intensifica ações de conscientização que buscam acabar com o tabu ao levar o assunto ao debate público. O Dia Mundial de Prevenção do Suicídio é vinculado ao dia 10 deste mês. O Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Florecer, de Taquari, destaca a importância da campanha ressaltando informações importantes sobre o tema.

A campanha “Setembro Amarelo” busca tratar o suicídio como um problema de saúde pública, que atualmente passa por uma situação de tabu e tem registrado aumento no número de vítimas. Pelos números oficiais, são 32 brasileiros mortos por dia, taxa superior às vítimas da AIDS e da maioria dos tipos de câncer. O suicídio tem sido um mal silencioso, pois as pessoas fogem do assunto e, por medo ou desconhecimento, não veem os sinais de que uma pessoa próxima está com ideias suicidas. A esperança é o fato de que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), nove em cada dez casos poderiam ser prevenidos.

O que é suicídio?

O suicídio configura-se como morte intencional auto-infligida, isto é, quando a pessoa decide tirar sua própria vida.

Dados numéricos do suicídio

De acordo com a OMS, cerca de três mil pessoas por dia cometem suicídio em todo mundo, o que significa que a cada 40 segundos uma pessoa se mata. Os casos de suicídio entre os jovens vêm aumentando, sendo uma das três maiores causas de morte entre pessoas de 15 a 35 anos, embora, a maioria dos casos aconteça entre pessoas com mais de 60 anos, tendo como causa mais comum a solidão, a perda dos vínculos, os maus tratos e o abandono.

No Brasil, foi observado um aumento no índice de suicídio de 43,8%, entre os anos de 1980 e 2005. O Rio Grande do Sul é o Estado com o mais alto índice de suicídio, com destaque para a região do Vale do Taquari e do Rio Pardo.

Principais fatores de risco para o suicídio:

*comportamento retraído e dificuldade de relacionamento pessoal;

*doenças psiquiátricas e transtorno mental;

*ansiedade ou pânico;

*mudança de personalidade, irritabilidade, pessimismo, depressão ou apatia;

*mudança no hábito alimentar e de sono;

*tentativa de suicídio anterior: é falso afirmar que “quem fala, não faz” ou “quem tentou e não deu certo, não faz de novo”.

*odiar-se, ter sentimentos de culpa, se sentir sem valor ou com vergonha;

*ter tido uma perda recente importante: morte, divórcio, separação, etc;

*histórico familiar de suicídio;

*uso de drogas, principalmente do álcool, aumenta a impulsividade e, com isso, o risco de suicídio.

Medidas de prevenção ao suicídio que poderão ser realizadas pelos familiares, amigos ou colegas:

*impedir o acesso aos meios para cometer suicídio. Exemplos: esconder armas, facas, cordas, deixar medicamentos em local que a pessoa não tenha acesso, de preferência trancados, e com alguém responsável em administrá-los;

*realizar vigilância 24 horas, não deixando a pessoa sozinha sob nenhuma hipótese;

*sempre procurar atendimento nos serviços de saúde como o Caps, e em caso de urgência e surto encaminhar para o hospital e se preciso chamar a SAMU 192;

*as medicações prescritas pelo médico devem ficar com o familiar e serem dadas ao paciente somente em horários e nas doses prescritas pelo médico responsável. Não dar nenhuma medicação que não esteja prescrita pelo médico;

*nunca ignorar os sintomas presentes, ficar atento sempre;

Os dados e informações compilados neste texto foram organizados pela equipe do Caps Florescer e tiveram como fonte:

Prevenção do Suicídio: Manual dirigido a profissionais das equipes de saúde mental – Ministério da Saúde, Organização Pan-Americano de Saúde e Universidade Estadual de Campinas.

Prevenção do Suicídio no nível local: Orientações para a formação de redes municipais de prevenção e controle do suicídio e para os profissionais que a integram – Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul.

Portal da Campanha “Setembro Amarelo” do Centro de Valorização da Vida (CVV) www.setembroamarelo.org.br

Contatos Importantes:

- CAPS FLORECER TAQUARI

Centro de Atenção Psicossocial

Rua: José Bizarro Neto (sem número)

(51) 3653.7321

Horário de funcionamento: das 8h às 12h e das 13h até às 18h, de segunda à sexta-feira.

- HOSPITAL ISEV

(51) 3653.1701

Funciona com Emergência 24 Horas

- SAMU

192

Fonte: Assessoria de Imprensa

Data de publicação: 06/09/2016

Créditos: Aline Ben

Créditos das Fotos: Paula Rosa

Compartilhe!