A Prefeitura de Taquari inaugurou uma nova Escola Municipal de Ensino Infantil (Emei) na tarde de sexta-feira, dia 2 de setembro, no espaço onde funcionava a Escola Estadual de Ensino Fundamental Clotilde Braga. A creche leva o nome do famoso educador pernambucano Paulo Freire, e tem capacidade para atender 100 crianças de zero a seis anos, preferencialmente as residentes nos bairros Praia, Caieira e Olaria.

Prestigiada por professores, diretores e funcionários, por representantes da administração e também pela comunidade local, a cerimônia contou com pronunciamento da secretária de Educação, Ana Paula Nunes Arnt. Em sua fala, ela definiu a educação infantil como a base necessária para o bom desempenho escolar nas etapas subsequentes do ensino. “As crianças que frequentam a educação infantil demonstram maior agilidade na alfabetização, no letramento, na construção do número e na aprendizagem das quatro operações básicas da matemática. A Emei Paulo Freire se propõe a acolher todos de forma respeitosa e assentada nos valores essenciais que hoje norteiam a educação infantil: o conhecimento, a ludicidade, as relações e a autonomia”, destacou Ana Paula.

Após o discurso da secretária, os pequenos João Pedro e Cristian Gabriel, alunos recém-matriculados na instituição, realizaram o descerramento da faixa inaugural da Emei Paulo Freire, que teve seu terreno e espaço físico restruturados e remodelados com recursos próprios do Poder Executivo.

Quem foi Paulo Freire

Falecido em 1997, Paulo Freire foi o mais célebre educador brasileiro, com atuação e reconhecimento internacionais. Para ele, o objetivo maior da educação é conscientizar o aluno. Isso significa, em relação às parcelas desfavorecidas da sociedade, levá-las a entender sua situação de oprimidas e agir em favor da própria libertação.

Data de publicação: 02/09/2016

Créditos: Juliano Kern