A administração municipal abriu as portas da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Rincão São José em grande estilo, promovendo uma cerimônia especial para dezenas de taquarienses que residem no bairro na manhã de quinta-feira, dia 18 de agosto. Além de representantes da Prefeitura, religiosos e moradores locais marcaram presença no ato de inauguração, realizado em frente à construção do posto batizado de Gabriela Oliveira Bittencourt, a “Vó Bita”.

O auditor da Secretaria de Saúde e Meio Ambiente, Edson Silva, revelou na oportunidade quanto o Poder Público investiu na UBS. “Foram mais de R$ 450 mil aplicados em uma área de quase 400 m², que ainda poderá ser utilizada por quem reside na localidade de Nossa Senhora das Graças”, disse Edson em seu pronunciamento.

Os músicos e estudantes da banda da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Timótheo Junqueira dos Santos se apresentaram para o público tocando o Hino Rio-Grandense e fechando a solenidade com a execução de mais duas canções, sob a regência da professora Pâmela Goethel.

Bênção e homenagem

Entre os espectadores que assistiam à inauguração estava o frei João Sulzbach. Figura bastante querida pela população local, é um dos que ajudam a cuidar do Santuário de Nossa Senhora da Assunção, famoso cartão-postal de Taquari localizado no Rincão e que recebe no próximo dia 21 de agosto a sua 28ª Romaria. Após pedir para que os presentes erguessem a mão direita, frei João abençoou o posto de saúde e todas as pessoas que em algum momento poderão utilizá-lo.

Parentes de Vó Bita aproveitaram a ocasião para agradecer o tributo prestado pela comunidade à ilustre moradora do Rincão São José. “Fico muito emocionado em poder participar desse acontecimento. Por tudo o que ela fez, é um orgulho ver o nome de nossa querida Vó Bita estampado na placa principal do posto”, declarou o familiar Cláudio Luis Horst.

Conhecida pelos vizinhos por sua fé, Vó Bita orava pela saúde dos alunos da Escola Timótheo Junqueira dos Santos e de suas famílias. No Dia de Santo Antônio, comemorado em 13 de junho, ela tinha o hábito de ir até a instituição para levar doces e refrescos às crianças. Tal gesto comoveu a comunidade escolar, e por isso é repetido há mais de seis décadas. Vó Bita faleceu em março de 1995, pouco antes de completar 82 anos.

Data de publicação: 18/08/2016

Créditos: Juliano Kern