Em sua quadra de esportes, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) La Salle recebeu alunos, professores e diretores de educandários integrantes da rede municipal, além de representantes de empresas e instituições parceiras de Taquari, na manhã da última quarta-feira, dia 29 de junho. O encontrou marcou o início do projeto que levará a educação financeira aos estudantes do sexto ano ao nono de todas as escolas municipais.

A iniciativa vai desenvolver em sala de aula o espírito de empreendedorismo, contribuindo assim para o desenvolvimento da cultura do planejamento, da prevenção, da poupança, do investimento e do consumo consciente. Segundo a Secretaria de Educação, organizadora do ato, os educadores ainda terão suporte com formação técnica e acompanhamento profissional durante a aplicação da parte prática.

O vice-prefeito André Brito, presente no ato de lançamento, salientou o “passo importante que o município está dando com a implantação do projeto”. “É difícil entender a economia e saber economizar, já que hoje há uma visão muito consumista de gastar com coisas que não precisamos. É importante que os estudantes comecem a discernir sobre a necessidade de poupar e empreender. Tenho certeza de que as aulas de educação financeira vão qualificar e contribuir muito para o futuro de cada um”, destacou.

A professora Denise Kern, autora do livro “Uma turma diferente: aprendendo a poupar”, é quem irá ministrar o curso de educação financeira aos educadores da rede municipal. Na cerimônia, ela agradeceu a oportunidade e festejou seu retorno a Taquari, sua cidade de origem. “Hoje em dia, muito se fala em educação financeira nos meios de comunicação, mas poucas iniciativas como essa há nas escolas. Posso dizer que esse projeto é pioneiro na rede de escolas municipais do país. Trazer algo dessa magnitude para a nossa comunidade é muito importante”, afirmou.

Para Denise, a educação financeira vai possibilitar a discussão de um assunto que muitas vezes é tratado apenas pelo mundo adulto. “O acesso desse tema aos jovens permitirá que eles consigam viver de maneira equilibrada, de forma que criemos uma geração no futuro que não tenha problemas financeiros”, disse a professora, que ao final dos pronunciamentos assinou, ao lado do vice-prefeito, documento simbolizando o começo da proposta educacional no município.

Ainda prestigiaram a solenidade o presidente da Câmara de Vereadores, Luis Porto, a gerente do banco Sicredi, Carla Becker, o presidente da Certaja Desenvolvimento e representante da Certaja Energia, Pedro Maia, os secretários Geral de Governo, Jacinto Marros; da Fazenda, Adair Souza; e de Educação, Ana Paula Nunes Arnt.

Data de publicação: 01/07/2016

Créditos: Juliano Kern