Além dos serviços de rotina oferecidos normalmente, o hospital de Taquari reserva a sexta-feira de cada semana para atender pacientes que necessitam de consultas nas áreas de otorrinolaringologia e cirurgia geral.

O Instituto de Saúde e Educação Vida (Isev) vem atendendo diariamente a um grande número de pessoas vindas de cidades da região e do próprio município. Além dos serviços de rotina oferecidos normalmente, o hospital de Taquari reserva a sexta-feira de cada semana para atender pacientes que necessitam de consultas nas áreas de otorrinolaringologia e cirurgia geral, duas das cinco referências as quais o hospital atende na região.

Segundo a direção do Isev, os agendamentos são programados com antecedência pelas dezenas de usuários. Um significativo contingente de 50 pessoas foi recebido pelos profissionais da instituição taquariense na manhã do último dia 13 de maio. Outras 20 consultas estavam programadas, mas não foram realizadas porque o paciente não compareceu. Já para esta sexta-feira, dia 20, representantes do instituto anunciam o atendimento de 80 pessoas.

“Essa grande procura, aliada com a variedade de municípios representados pelos pacientes, evidencia a grande importância da atuação do Isev na saúde da população, e também reforça o conceito que vem adquirindo, atendendo com eficiência aos que precisam”, destaca o prefeito Emanuel Hassen de Jesus, o Maneco.

Pessoas vindas de diversas cidades da região têm elogiado o serviço prestado, classificando-o como satisfatório. O agricultor lajeadense Levino Vitorino, por exemplo, já esteve anteriormente no Isev com sua esposa que necessitava de uma cirurgia, e voltou para se consultar com um profissional de otorrinolaringologia. “Quando minha mulher foi operada aqui, a gente teve uma atenção especial”, contou. Ainda falando sobre o atendimento oferecido, a vendedora Ladi Eggers, de 57 anos, e a aposentada Elza Maria, de 75, também de Lajeado, deram sua avaliação. “Todos são muito atenciosos e estamos bastante satisfeitas”, disseram.

“O atendimento especial ocorre todas as sextas-feiras. Pessoas que tenham algum problema envolvendo garganta, nariz ou orelhas, podem ser atendidas através da consulta com o otorrinolaringologista, já a cirurgia geral atende a todos aqueles que precisam de operação abdominal, via videolaparoscópica e cirurgia em virtude de trauma”, esclarece a direção do Isev.

Mesmo já se mostrando importante, a demanda e a capacidade de atendimento prometem aumentar de forma considerável, embaladas pelos investimentos de R$ 3,5 milhões em compra de equipamentos, que se somarão ao novo aparelho de raios-x, ao arco cirúrgico, à nova e maior área de urgência e emergência, aos dez leitos em uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e a um novo Centro de Imagem. “Contrariando a perspectiva negativa da crise atual, que força municípios da região a cancelarem atendimentos, o Isev vem crescendo e mostrando o potencial que o município tem de continuar evoluindo na área da saúde”, salientou o prefeito.

Data de publicação: 19/05/2016

Créditos: Juliano Kern e Murilo Dannenberg