Desde o dia 2 de maio, a Prefeitura de Taquari está realizando a distribuição gratuita de kits de uniformes escolares para toda a Rede Municipal de Ensino. No total, foram cerca de 1,4 mil kits entregues para os estudantes do município. Na última sexta-feira, dia 14, as escolas municipais de Ensino Fundamental, Pedro Pereira Machado, da localidade de Amoras, e Álvaro Haubert, em Fazenda Pereira, receberam cerimônia de encerramento da entrega dos uniformes.

Em março, a Prefeitura já havia promovido a entrega de material escolar aos estudantes, contabilizando um investimento de mais de R$ 150 mil. Os uniformes contaram com a aplicação de recursos próprios da Prefeitura, no valor de cerca de R$ 500 mil. Os alunos receberam jaquetas, calças, camisetas, bermudas, meias, tênis e shorts-saia.

Presente na cerimônia de entrega dos uniformes na Escola Pedro Pereira Machado, o secretário de Administração e Recursos Humanos, Cláudio Roberto dos Santos, ressaltou a qualidade das roupas e dos calçados oferecidos aos alunos. “Esses itens jamais serão tratados como algo custoso. Trata-se de um investimento que é de direito para todos os estudantes das escolas municipais, é o retorno dos impostos que os contribuintes pagam. A entrega dos uniformes, somada a dos materiais, gera uma economia importante no orçamento familiar. São peças de excelente qualidade”, disse Cláudio, elogiando ainda a estrutura escolar do interior “É uma satisfação para nós ver uma escola tão bem cuidada, com uma quadra esportiva à disposição dos alunos. Isso não é comum no interior de outros municípios. Notamos que há uma preocupação da comunidade, junto com professores e diretores, em zelar por isso”, finalizou.

Também participaram do evento em Amoras a coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação, Ana Paula Nunes Arnt, a supervisora da pasta, Ana Cardoso, a vice-diretora da Pedro Pereira Machado, Isabel Labres, bem como diretores, pais e professores.

O prefeito Emanuel Hassen de Jesus, o Maneco, esteve presente em diversas escolas participando da entrega dos uniformes e salientou a importância desse investimento para as famílias dos alunos. “Nós sabemos como isso é importante para o orçamento de vocês em casa, nós sabemos o quanto custa um uniforme completo, quanto custam os materiais. Muitas vezes ficamos naquela situação em que não podemos dar tudo que um filho pede, a gente sabe que ele merece, mas o salário não é suficiente para pagar tudo. Então eu tenho certeza que receber um kit completo de uniforme ajuda sim, e muito, aqueles que precisam” afirma o mandatário.

Maneco lembrou que apesar da grande dificuldade econômica pela qual passam os municípios, Taquari está conseguindo manter o investimento na educação. “Esses uniformes são uma conquista de vocês. Está provado que o município tem sim condições de dar uniformes para os alunos. Até durante a maior crise dos últimos 20 anos conseguimos vestir os estudantes e fornecer o material escolar para todos”, apontou.

Central de trocas

Segundo o secretário de Educação, Cassius Antônio da Rosa, será organizada uma central de trocas em conjunto com as escolas para que eventuais ajustes e trocas de uniformes sejam atendidas. “Quem tiver algum problema com os kits deve procurar a escola ou a secretaria para que possamos verificar a situação e encaminhar a solução”, esclareceu.

Data de publicação: 18/05/2016

Créditos: Juliano Kern