De acordo com a coordenadora de enfermagem da Secretaria da Saúde e Meio Ambiente, Daniela Porn, foram realizadas cerca de mil vacinas ao longo do sábado.

No último sábado, dia 30 de abril, ocorreu em todo o país o “Dia D da Campanha de Vacinação Contra a Gripe”. No município de Taquari, durante todo o dia, os postos de saúde disponibilizaram as vacinas à população sem realizar pausa ao meio-dia para poderem atender o maior número de pessoas possível. De acordo com a coordenadora de enfermagem da Secretaria da Saúde e Meio Ambiente, Daniela Porn, foram realizadas cerca de mil vacinas ao longo do sábado.

A campanha iniciou no dia 25 de abril e quase 60% das pessoas incluídas nos grupos prioritários já foram vacinadas, segundo levantamento da Secretaria de Saúde e Meio Ambiente. A prioridade inicial da vacinação é para os grupos considerados com maior fator de risco, como pessoas acima dos 60 anos, gestantes de qualquer idade e em qualquer período gestacional, mães que realizaram parto em até 45 dias, crianças com idade de seis meses até cinco anos incompletos, populações indígenas, pessoas que tenham algum tipo de doença crônica e profissionais que trabalham na área da saúde.

Para a coordenadora de enfermagem da Secretaria da Saúde e Meio Ambiente, o principal dia da campanha encerrou com saldo positivo. “A procura por atendimento nos postos de saúde durante o sábado foi muito grande por parte da população. Somente nesse dia cerca de mil vacinas foram aplicadas. Os grupos de risco, que são o principal alvo da campanha, marcaram presença em grande número”, ressaltou Daniela.

A ideia de realizar um dia especial durante a campanha tem o objetivo de promover uma grande mobilização por parte da população em busca da proteção contra o vírus da gripe. Não há previsão de que o Ministério da Saúde realize outro “Dia D”, mas as vacinas continuarão sendo distribuídas até o próximo dia 20 de maio nos postos de saúde. A campanha almeja alcançar por volta e 80% dos grupos considerados prioritários. De acordo com a Secretaria da Saúde e Meio Ambiente, o município segue o cronograma do Ministério da Saúde, mas a Prefeitura tem autonomia para estender o calendário, caso não consiga imunizar de forma suficiente o público-alvo no período estabelecido.

A coordenadora de Enfermagem lembra aos pais que não esqueçam de levar seus filhos aos postos de saúde. Da meta estipulada pela secretaria, de 1.546 crianças de seis meses até cinco anos incompletos, 731 foram imunizadas até agora. “Esse grupo prioritário depende da disponibilização dos pais para irem até as unidades de saúde. Por isso, pedimos aos responsáveis que não deixem de levar as crianças para serem receberem a vacina”, alerta Daniela.

Para evitar que os vírus Influenza A e Influenza B se espalhem entre as pessoas é importante que a procura se mantenha em alta até que a parcela que oferece maior risco de contágio esteja imune. O médico Eliseu Coelho compareceu ao Posto de Saúde Central na manhã de sábado para receber a dose da vacina contra a gripe e aproveitou para enfatizar a importância da vacinação. “Além dos grupos prioritários, o ideal é que todas as pessoas procurem se imunizar”, reforçou.

De acordo com a Secretaria de Saúde e Meio Ambiente, até o momento o município registrou dois casos de pessoas que contraíram algum tipo de vírus causador da gripe. A composição da vacina é atualizada a cada ano, por isso é importante que todo ano a pessoa seja imunizada novamente. A vacina é a trivalente, uma única vacina é eficaz contra a Influenza Sazonal (gripe comum) e Influenza A, conhecida como “gripe suína” (H1N1).

Saiba onde se vacinar

Para os grupos de risco a vacina é distribuída gratuitamente, sendo necessário nada mais que comparecer em algum dos postos que estão oferecendo a vacina, nas Estratégia Saúde da Família (ESF) dos bairros Colônia Vinte de Setembro, Leo Alvim Faller e Praia e também no Posto Central. O horário de atendimento nas ESF é das 7h30min às 11h30min e das 13h às 17h. No Posto Central o expediente vai das 8h às 11h30min e das 13h às 16h. É importante ressaltar que os portadores de doenças crônicas devem levar um atestado médico que comprove seu quadro, ou então fazer a vacinação no posto onde possuem cadastro de atendimento.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Data de publicação: 03/05/2016

Créditos: Aline Ben e Murilo Dannenberg

Créditos das Fotos: Murilo Dannenberg

Compartilhe!