Entre os diversos trabalhos que a entidade realiza, um deles é a musicoterapia. A atividade é promovida uma vez por semana na atual sede da entidade, localizada no antigo prédio da Farmácia Básica, cedido pela Prefeitura Municipal no ano passado.

A Associação Pequenos Notáveis é uma organização sem fins lucrativos que tem o propósito de defender os interesses das pessoas com deficiência através de medidas que promovam melhorias na qualidade de vida de seus participantes. Entre os diversos trabalhos que a entidade realiza, um deles é a musicoterapia. A atividade é promovida uma vez por semana na atual sede da entidade, localizada no antigo prédio da Farmácia Básica, cedido pela Prefeitura Municipal em dezembro do ano passado.

A musicoterapia é um trabalho realizado através da utilização da música e/ou dos seus elementos (som, ritmo, melodia e harmonia) por um profissional qualificado, com um paciente ou um grupo, em um processo para facilitar e promover a comunicação, relação, aprendizagem, mobilização, expressão, organização e outros objetivos terapêuticos relevantes. O trabalho visa alcançar necessidades físicas, emocionais, mentais, sociais e cognitivas dos atendidos.

Na sede da associação, as atividades são comandadas pelo Bacharel em Musicoterapia Raoni Nochhi Medeiros, de Porto Alegre. As sessões são custeadas através das ações de arrecadação de recursos promovidas pela entidade, como a venda de calendários. De acordo com a presidente da associação, Lisiane Borba, atualmente 13 pessoas com alguma deficiência, entre crianças e adultos, participam semanalmente das atividades de musicoterapia. “Ainda temos sete vagas disponíveis. Promovemos as sessões com recursos da venda dos calendários, mas também contamos com uma pequena colaboração financeira dos participantes para que possamos garantir musicoterapia até o final deste ano”, aponta.

É possível encontrar mais informações sobre o trabalho da associação no Facebook, pelo endereço https://goo.gl/1r5d7H.

Data de publicação: 14/04/2016

Créditos: Vanessa Porto