Equipe de profissionais orientou moradores e ainda conferiu de perto as condições dos terrenos, com o objetivo de eliminar qualquer ameaça do inseto. Até o momento, não há registro de novos focos descobertos.

Após encontrarem três larvas e mais uma espécie desenvolvida do mosquito Aedes aegypti em dois locais de Taquari, as agentes de saúde do município concentraram nesta semana suas ações de prevenção e combate ao transmissor da dengue, da febre chikungunya e do zika vírus. Em trabalho realizado no bairro Prado e no Loteamento do Parque do Meio, a equipe de profissionais orientou moradores e ainda conferiu de perto as condições dos terrenos, com o objetivo de eliminar qualquer ameaça do inseto. Até o momento, não há registro de novos focos descobertos.

Entulhos e caixas acumulados aos fundos de residências, vasos de plantas, latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes e pneus velhos foram os principais alvos da visita. “O Aedes aegypti já chegou ao município, ainda que tenhamos encontrado apenas um inseto e três larvas do transmissor dessas doenças até agora. Estamos verificando junto à Secretaria da Saúde um possível caso de contaminação, por isso pedimos para cada um cuidar ao máximo de sua residência e evitar a água parada em vasos, plantas, pneus etc. É muito mais fácil prevenir do que remediar”, declarou a agente Cláudia Helena da Silva.

Na última terça-feira, dia 5 de abril, materiais suspeitos foram coletados na área onde mora Carmen Lucia Pereira Cueva. Embora declare que seu pátio recebe cuidados, o fato de haver uma grande mata ao lado de sua casa a preocupa. “Tenho dois filhos pequenos em casa e procuro cuidar bem do pátio. Como há muito mato ao lado da minha casa, as crianças precisam usar repelente, pois brincam no quintal durante a tarde”, disse Carmen, que vê com bons olhos o trabalho da Prefeitura. “Considero extremamente importante essa visita das agentes em todos os locais de risco, principalmente pela conscientização que provocam nas pessoas”, afirmou.

Além da distribuição de folhetos informativos sobre os perigos do inseto, para facilitar o trabalho, o grupo conta com 42 armadilhas e 39 pontos considerados estratégicos, como cemitérios, borracharias, depósitos e reciclagens.

Fique atento e denuncie

O Aedes aegypti é um mosquito doméstico; vive dentro ou ao redor de casa ou de outras construções frequentadas por humanos, como estabelecimentos comerciais e escolas, por exemplo. Ou seja: ele está sempre perto do homem e não se aventura às matas. Tem hábitos preferencialmente diurnos e alimenta-se de sangue humano, sobretudo ao amanhecer e ao entardecer. Mas, como é oportunista, pode picar à noite, quando uma pessoa se aproxima muito do local onde o mosquito se esconde, como embaixo de móveis.

Quem avistar terrenos ou alguma região que represente perigo de disseminação do Aedes aegypti pode entrar em contato com o Poder Público, através do Departamento de Meio Ambiente. Para prestar queixa, basta comparecer ao subsolo do Centro Administrativo da Prefeitura entre segunda e sexta-feira, das 8h às 12h ou das 13h30min às 16h30min, ou ligar diretamente para o número 0800.645.3308, das 8h às 17h30min.

A administração também possui canais oficiais nas redes sociais. Denúncias são aceitas pelo Facebook (www.facebook.com/PrefeituraTaquari), pelo Instagram (www.instagram.com/PrefeituraTaquari), ou ainda por meio do Twitter, no endereço www.twitter.com/PrefaTaquari.

Data de publicação: 08/04/2016

Créditos: Juliano Kern