Em ato oficial, ao lado de demais funcionários da administração, o prefeito Emanuel Hassen de Jesus, o Maneco, junto com o vice-prefeito, André Brito, assinou a ordem de início das obras da Unidade Básica de Saúde (UBS) das Amoras.

Lideranças da Prefeitura foram recebidas pelos moradores da localidade de Amoras na tarde desta segunda-feira, dia 28 de março. Em ato oficial, ao lado de demais funcionários da administração, o prefeito Emanuel Hassen de Jesus, o Maneco, junto com o vice-prefeito, André Brito, assinou a ordem de início das obras da Unidade Básica de Saúde (UBS) que já está sendo erguida na comunidade. O recurso, cujo valor gira em torno de R$ 350 mil, é proveniente de emenda parlamentar do mandato de deputado federal do hoje secretário Estadual da Educação, Vieira da Cunha.

Bastante festejada pela população do interior, a construção de mais de 232 metros quadrados facilitará a vida de muita gente por lá. "A unidade de Amoras terá médico 40 horas todos os dias, pela manhã e à tarde, além de dentista, enfermeiros, técnicos em enfermagem e agentes de saúde. Praticamente na porta de casa, vocês terão condições de ser atendidos com a atenção que merecem, sem espera ou necessidade de pegar carona para ir à cidade", afirmou Maneco.

Segundo o prefeito, para driblar as dificuldades, a Prefeitura decidiu ir pela contramão das medidas que anteriormente costumavam ser adotadas por gestões anteriores. "Houve um tempo em que, ao invés de buscar investimentos, brigava-se para os que tinham não acabarem. Nosso hospital esteve prestes a fechar suas portas. Quando uma crise muito menor do que essa que enfrentamos agora nos atingiu, queriam fechar a ESF (Estratégia de Saúde da Família) da Leo Alvim Faller. Nós fizemos o contrário. No meio da turbulência, construímos postos de saúde, compramos utensílios e ampliamos o Isev (Instituto de Saúde e Educação Vida), que dentro de alguns meses terá dez leitos em uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), Centro de Imagem e uma nova área de Urgência e Emergência", disse o prefeito.

Maior investimento em saúde da história do município

De acordo com Maneco, em pouco mais de três anos, “nunca se destinou tantos recursos no âmbito da saúde”. “Para poder iniciar esse trabalho em Amoras, nossa equipe atuou em várias frentes. Em três anos e meio, duplicamos todos os postos de saúde de Taquari. No final de abril, vamos inaugurar mais um no bairro Caieira, e, em maio, outro no Rincão São José. Daqui a 15 dias, daremos a ordem de início para aumentar em mais 120 m² o posto do Passo da Aldeia. Isso sem contar os novos equipamentos, que juntos somam um aporte de mais de R$ 400 mil. Não tenho a mínima dúvida de dizer que se trata do maior investimento em saúde da história da nossa cidade”, enfatizou.

O secretário da Saúde e Meio Ambiente, José Harry Saraiva Dias, reiterou a importância da obra para a comunidade. “É relevante destacar que se trata de um avanço para a população de Amoras. Essa unidade de saúde, além de trazer um serviço necessário, favorecerá muita gente diante dos percalços de se deslocar até o centro”, salientou.

“Muitos duvidavam, mas eu sempre tive esperanças”

Não é tarefa das mais difíceis perceber a satisfação de Pedro Antunes de Souza quando o assunto é a UBS de Amoras, que em um futuro próximo funcionará em frente à sua casa. Aos 72 anos e residindo há mais de três décadas na localidade, ele não esconde a animação com o começo das obras. “Essa construção vai nos ajudar em muitos aspectos. Como tomo remédio de uso contínuo, para conseguir receita tenho de ir até a cidade, saindo durante a madrugada”, conta Pedro, que há quase dez anos sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e necessita realizar consultas médicas regularmente. “Além de mim, muita gente vai se beneficiar. Fazia tempo que esperávamos, e por isso muitos duvidavam. Mas eu sempre tive esperanças”, comemora.

Ainda participaram da solenidade o diretor administrativo do Isev, Vinícius Lange, o titular das pastas de Planejamento e Indústria e Comércio, Idemar Martini, e o representante da empresa contratada para executar os serviços em Amoras, Alexandre de Oliveira.

Data de publicação: 31/03/2016

Créditos: Juliano Kern