Em meio à crise que prejudica municípios, Estado e todo o país, a Prefeitura de Taquari decidiu pagar adiantado os salários do mês de março para todos os seus servidores. A ação objetiva promover maior movimentação do comércio local para o final de semana da Páscoa, proporcionando também aos servidores a opção de realizar as compras com mais comodidade para as comemorações do período.

No total, a Prefeitura de Taquari irá quitar nesta quinta-feira, dia 24 de março, os pagamentos de 861 funcionários, a totalidade de servidores vinculados ao município, incluindo inativos, pensionistas e também conselheiros tutelares. Normalmente, a quitação da folha é realizada no último dia útil do mês. "A situação financeira dos municípios é difícil e de conhecimento de todos. Em Taquari não é diferente, mas estamos realizando todos os esforços e adotando as medidas necessárias para cumprir com as nossas obrigações", declarou o secretário da Fazenda, Adair Souza.

Para quitar os pagamentos na sua totalidade, o município desembolsa hoje mais de R$ 1,5 milhão dos cofres públicos. O prefeito Emanuel Hassen de Jesus, o Maneco, comemorou a ação. "O pagamento antecipado da folha proporcionará aos servidores um feriadão de Páscoa mais alegre. Além disso, também estamos injetando dinheiro no comércio local e movimentando a economia de Taquari. A iniciativa beneficia a todos", aponta Maneco.

A notícia do pagamento antecipado deixou mais tranquila a merendeira da Escola Municipal de Ensino Infantil (Emei) São José, Lia Daiane da Silva. Servidora municipal há seis anos, Lia passou no concurso público em 2013, foi nomeada e já completa dois anos de estabilidade. “Como havia mais de uma década que não era oferecido concurso, aproveitei a oportunidade que surgiu recentemente e consegui passar. Esse adiantamento vai contribuir muito para mim. Nos anos anteriores, fazia as compras de Páscoa e dividia o valor em várias prestações. Agora, poderei pagar à vista e passar um feriado melhor com minha família. Além de meus dois filhos, também costumo presentear com chocolates meus dois afilhados”, conta.

Data de publicação: 24/03/2016

Créditos: Aline Ben