De acordo com o andamento do cronograma montado pela administração municipal, em pouco tempo Taquari terá mais dois novos postos de saúde. Na Caieira, a Estratégia de Saúde da Família (ESF), localizada ao lado do prédio do Instituto de Pesquisa Educação e Desenvolvimento do Cooperativismo (Idesc), já está em fase de acabamento e deve ser inaugurada nos próximos meses. Além de beneficiar os moradores locais, ela ainda será referência importante para os bairros Olaria e Praia.

Outra obra encaminhada em destaque é a da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Rincão São José, que recebe investimentos de mais de R$ 450 mil. A unidade, de aproximadamente 378 m², atenderá também aos residentes de Nossa Senhora das Graças. Com área de 396,37 m² e aporte de mais de R$ 400 mil, a ESF Praia/Caieira/Olaria é o quinto posto construído ou ampliado desde o início de 2013. Antes dela e da UBS do Rincão São José, as unidades dos bairros Prado, Coqueiros e Colônia Vinte de Setembro ganharam expansão, e a ESF da Leo Alvim Faller foi construída.

Amoras e Passo da Aldeia serão os próximos locais beneficiados

Segundo o prefeito Emanuel Hassen de Jesus, o Maneco, estão sendo investidos R$ 408 mil para a construção de uma nova UBS na localidade de Amoras, no interior de Taquari. O início das obras deve ocorrer no final de março, com recursos oriundos do mandato de deputado federal do hoje secretário estadual da Educação, Vieira da Cunha.

Outro investimento encaminhado em parceria com Vieira contempla a comunidade do Passo da Aldeia. O começo dos trabalhos está previsto para acontecer na metade do mês de abril. Mais de R$ 180 mil serão investidos para ampliar o posto de saúde do bairro. “Estamos contentes pelo fato de as coisas estarem caminhando para o rumo certo. Uma das nossas prioridades de governo é a saúde e estamos mudando a cara das nossas unidades de atendimento em todas as regiões do município”, aponta Maneco.

Afora a ESF Praia/Caieira, outros postos foram expandidos ou reformados em Taquari em menos de dois anos. Após passar por manutenção, a UBS do bairro Prado dobrou seu espaço físico, passando de 62,33 m² para 156,91 m². O valor total da obra chegou a R$ 140 mil, sendo R$ 100 mil pagos pelo Governo Federal e R$ 40 mil de contrapartida do município. A unidade foi reinaugurada em 1º de novembro de 2013. Já a ESF do Colônia Vinte de Setembro aumentou seu tamanho de 93,93 m² para 181,74 m². A construção foi orçada em R$ 170 mil, sendo R$ 90 mil repassados por meio do Governo Federal e R$ 80 mil de contrapartida da Prefeitura.

A ESF do bairro Coqueiros triplicou seu espaço físico, passando de 49,89 m² para 155,45 m². O valor chegou a R$ 175 mil, sendo R$ 130 mil de recursos federais e R$ 45 mil de contrapartida do município. Na Leo Alvim Faller, mais de R$ 220 mil foram investidos para a instalação de uma unidade de saúde, através de parceria entre a Prefeitura de Taquari e o Governo Federal. Além disso, a administração municipal adquiriu o terreno para a construção do posto, que custou R$ 30 mil.

Data de publicação: 19/03/2016

Créditos: Juliano Kern