Na última sexta-feira, dia 29 de janeiro, o Departamento de Meio Ambiente e a Vigilância Sanitária realizaram uma reunião com os agentes de saúde do município para discutir e intensificar o combate ao mosquito Aedes aegypti. Além da Dengue, o inseto também transmite o Zika vírus e a Chikungunya.

A principal finalidade do encontro, que ocorreu na Câmara de Vereadores, foi frisar as ações do Plano Municipal ao Combate da Dengue. Neste ano, as ações e as responsabilidades ao combate da doença não se limitam somente a secretários, coordenadores e agentes de campo, mas também aos agentes de saúde, médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem.

Além das ações que já vinham sendo realizadas, como o monitoramento de armadilhas e de pontos estratégicos, outras ações referentes à Secretaria da Saúde e Meio Ambiente também foram incluídas. Uma delas é a abrangência dos agentes de saúde na vistoria de possíveis focos do mosquito nas residências visitadas.

A chefe do Departamento de Vigilância Sanitária de Taquari, Maria Izabel Appel, e a agente de campo, Cláudia Helena da Silva, esclareceram as dúvidas e questionamentos dos agentes, salientando como serão realizadas as atividades. “Temos que trabalhar em conjunto para prevenção. Não podemos deixar o mosquito chegar até nós. É de grande importância a comunidade receber as visitas dos agentes de saúde, contribuindo assim para a prevenção”, destacou Maria Izabel.

Reconheça o Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Zika vírus e a Chikungunya:

- É menor que o mosquito comum;

- É escuro e rajado de branco;

- Só pica as pessoas durante o dia;

- A fêmea só fixa seus ovos nas bordas de recipientes com água parada.

Previna-se contra o mosquito:

- Guarde os pneus velhos sob abrigos;

- Feche caixas d’água, tonéis e latões;

- Mantenha a piscina tratada o ano inteiro;

- Coloque areia nos cacos de vidros dos muros;

- Limpe com escovação os bebedouros de animais;

- Não acumule água nos pratos dos vasos de plantas. Encha-os com areia;

- Coloque embalagens de vidro, lata e plástico em uma lixeira bem fechada;

- Guarde garrafas vazias com o gargalo para baixo;

- Mantenha desentupidos ralos, canos, calhas, toldos e marquises.

Data de publicação: 02/02/2016

Créditos: Vanessa Porto