Taquari recebeu uma boa notícia na última quarta-feira, dia 27 de janeiro, através do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Não há mais barreira que impeça o seguimento das obras na TQ 150.

Taquari recebeu uma boa notícia na última quarta-feira, dia 27 de janeiro, através do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Conforme informado pela instituição financeira, não há mais barreira que impeça o seguimento das obras na TQ 150, conhecida pela maioria por Estrada de Aterrados.

Segundo anunciado nas redes sociais pelo prefeito Emanuel Hassen de Jesus, o Maneco, foram realizados todos os trâmites burocráticos para garantir a retomada dos trabalhos. “Vamos, a partir de agora, conversar com o Governo do Estado para que ele autorize o reinício e o pagamento dos valores, que já foram desembolsados pelo BNDES”, disse Maneco.

De acordo com ele, as autoridades gaúchas foram contatadas diretamente do Rio de Janeiro pelo deputado estadual Adão Villaverde e pelo diretor do BNDES, Henrique Paim. “Villa e Paim avisaram ao governo que a obra pode ser retomada. Por meio de inúmeras reuniões e do esforço dos secretários estaduais Pedro Westphalen (Transportes e Mobilidade) e Cristiano Tasch (Planejamento e Desenvolvimento Regional), do deputado Villaverde e do diretor do BNDES, foi possível vencer esses entraves. Só temos a agradecer o empenho de todos pelo reinício dessa obra histórica que começamos no governo Tarso, e aguardar a liberação do Estado”, comemorou o prefeito.

Na opinião do deputado Adão Villaverde, a obra deve ser comemorada e saudada de forma efusiva. “É uma vitória da comunidade do Vale do Taquari, demanda histórica que custou 20 anos de luta. A obra devolverá o protagonismo do Vale na rota do desenvolvimento do Rio Grande do Sul e do Brasil. Sinto-me honrado em participar e ajudar na construção dessas soluções”, afirmou.

Para relembrar

A contenção de gastos por parte do Governo do Estado e um processo de análise elaborado pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) paralisaram a pavimentação da TQ 150 e motivaram as prefeituras a buscarem, juntas, alternativas para a continuação dos serviços. O relatório feito pelo órgão teve o intuito de organizar suas demandas no Rio Grande do Sul.

As obras na Estrada de Aterrados, cuja ordem de início foi assinada no final de 2014, são fruto de diversos encontros e inúmeras reuniões lideradas pelo Poder Executivo em conjunto com o Daer, o BNDES, o Governo do Estado e lideranças das cidades de Paverama e Tabaí. O trajeto de mais de sete quilômetros vai ligar o acesso municipal de Taquari, no entroncamento com a RSC-287, ao de Paverama, no cruzamento com a BR-386, na vizinha Tabaí.

A Conpasul, construtora que venceu o processo licitatório, fica responsável pelos serviços de pavimentação, drenagem e sinalização das pistas. O Governo do Estado investirá a quantia de R$ 5,8 milhões, e receberá uma contrapartida de R$ 1,5 milhão das prefeituras.

Para o prefeito Maneco, a obra em Aterrados é essencial para a cidade, e beneficiará também moradores da região. “Não é somente Taquari quem ganha, mas especialmente os municípios de Tabaí e Paverama, o que contribuirá muito para a circulação rodoviária e a mobilidade urbana de todo o Vale”, completou o mandatário taquariense.

Data de publicação: 28/01/2016

Créditos: Juliano Kern