Na manhã da última segunda-feira, dia 25 de janeiro, o município recebeu uma campanha de prevenção contra o câncer de pele, promovida e idealizada pela Associação de Assistência a Pacientes Oncológicos e Transplantados (Aapot), com o apoio da Unisc.

Na manhã da última segunda-feira, dia 25 de janeiro, o município recebeu, na Praça da Matriz, uma campanha de prevenção contra o câncer de pele, promovida e idealizada pela Associação de Assistência a Pacientes Oncológicos e Transplantados (Aapot), com o apoio da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).

Dando continuidade ao projeto “Aapot na Comunidade”, a entidade, que tem como objetivo prestar assistência social e estadia de qualidade a pacientes oncológicos e transplantados, informou aos taquarienses sobre os riscos da exposição ao sol e a acerca da importância dos cuidados com a pele.

Através de campanhas e palestras gratuitas, a associação sem fins lucrativos é mantida financeiramente por doações, e promove a prevenção e a conscientização de vários tipos de câncer além do de pele, como o de mama, o de próstata e o de colo de útero. Somente no mês de janeiro, além de Taquari, outros quatro municípios também receberam o evento: Sobradinho, Lajeado, Cruzeiro do Sul e Encruzilhada do Sul.

Para a assistente social da Aapot, Cristiane Couto, é importante se pensar na prevenção, e não só no tratamento da doença. “Como a Aapot já trabalha há quatro anos, temos vários casos de todos os tipos de neoplasia, e achamos necessário trabalhar a prevenção de todas as formas. Uma das precauções em relação ao câncer de pele, por exemplo, é o uso do protetor solar”, destacou.

Segundo ela, mais do que a carência de informação, o grande problema está na falta de conscientização. “Às vezes, as pessoas sabem que devem usar o protetor, mas não o usam. As mulheres sabem que devem fazer o exame preventivo, mas não o fazem. Por esse motivo tentamos lembrar e fazer com que as pessoas se conscientizem”, comentou Cristiane.

A instituição ainda conta com uma casa de hospedagem e apoio, localizada em Santa Cruz do Sul, onde os pacientes sem condições ficam hospedados sem custo algum e contam com uma equipe multidisciplinar para auxílio, composta por assistente social, nutricionista, enfermeira e psicóloga. São oferecidos medicamentos, alimentação, suplementos alimentar, cadeiras de rodas e outros itens de necessidade.

Para Miguelina e Luiza Charão, que desfrutaram das informações oferecidas na campanha, a iniciativa foi excelente. “Achamos essa proposta ótima, porque várias pessoas chegam aos lugares para se tratar e não têm onde ficar. Com a casa de hospedagem elas possuem um lugar para dormir, e a prevenção ao câncer de pele também é muito importante”, disseram.

Mais informações a respeito da Aapot podem ser acessadas pelo site www.aapot.com.br.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Data de publicação: 28/01/2016

Créditos: Vanessa Porto

Créditos das Fotos: Vanessa Porto

Compartilhe!