Mais uma edição da Feira Municipal do Produtor Rural movimentou o centro da cidade no último sábado, dia 23 de janeiro. O projeto, que chegou à sua 18ª edição, é liderado pela Secretaria da Agricultura e pela Emater.

Mais uma edição da Feira Municipal do Produtor Rural movimentou o centro da cidade no último sábado, dia 23 de janeiro. O projeto, que chegou à sua 18ª edição, é liderado pela Secretaria da Agricultura e pela Empresa de Assistência Técnica a Extensão Rural (Emater/RS-Ascar).

Desde seu princípio, a parceria firmada entre produtores rurais e Prefeitura Municipal está rendendo frutos em Taquari. A proposta do Poder Executivo, representado pela pasta de Agricultura e pela Emater, é trazer os produtos cultivados no interior para os grandes pontos comerciais, aproximando-os da população e gerando ainda mais renda aos agricultores.

Para o secretário da Agricultura, Romacir Martins, a união de todos traz apenas benefícios ao município. "Iniciativas assim aproximam o produtor do consumidor, oportunizando a compra da produção da cultura familiar de Taquari. O propósito principal é valorizar o setor agrícola", destaca.

O evento é acompanhado de perto pela Emater, que registra e organiza cuidadosamente dados, produtos e vendas de cada feirante. "As informações são importantes para avaliação e replanejamento, e ainda para tentar melhorar a oferta de produtos para o consumidor. É possível dizer, com base em relatos dos próprios feirantes, que o número de vendas é muito superior ao das outras feiras, antes realizadas em locais mais afastados. Sem contar que a variedade é enorme", afirma o extensionista Alberto Bischoff.

A Emater acompanha o trabalho dos feirantes, e realiza visitas periódicas às propriedades. "Vamos ao encontro dos produtores para incentivá-los a plantar mais. Sugerimos que utilizem um calendário e criem uma rotina de plantio, para ter continuidade de fornecimento. Não há dúvidas de que os fregueses estão satisfeitos", conta.

Data de publicação: 27/01/2016

Créditos: Vanessa Porto