A impressão de que empregado concursado não pode ser despedido não deu certo para uma servidora da Prefeitura. Uma apuração de má conduta funcional através de um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) demitiu uma funcionária da Secretaria da Saúde.

A impressão de que empregado concursado não pode ser despedido não deu certo para uma servidora da Prefeitura de Taquari. Após a apuração de má conduta funcional através de um Processo Administrativo Disciplinar (PAD), uma funcionária da Secretaria de Saúde do município foi demitida de sua função.

Conforme investigado por sindicância e posteriormente por meio de abertura de um PAD, a agora ex-servidora abandonou o cargo e simplesmente parou de comparecer ao trabalho, sem autorização ou justificativa que permitisse o afastamento. Segundo a comissão de apuração, faltas injustificadas no registro de ponto acumularam-se por mais de três meses, o que motivou a decisão da Prefeitura de exonerá-la.

De acordo com levantamento feito pelo Executivo, em três anos a Prefeitura de Taquari já realizou mais de 100 sindicâncias para apurar denúncias. Desde 2013, a atual gestão tem intensificado o controle sobre o trabalho e a atuação de seus colaboradores. O rigor e a intensa fiscalização da administração refletiram no número de aberturas de sindicâncias, que aumentou significativamente.

Nos últimos três anos foram realizadas 139 investigações, com a finalidade de apurar e resolver qualquer interferência que afete o cidadão no relacionamento com os profissionais públicos ou quaisquer denúncias que chegassem até a mesa da comissão, formada por três empregados também concursados.

Em 2015, houve a instauração de seis PADs e 109 sindicâncias. Segundo o prefeito Emanuel Hassen de Jesus, o Maneco, até o momento, a Prefeitura já aplicou advertências e suspensões, além da recente demissão. “Toda denúncia contra um funcionário é investigada, inclusive as publicadas na imprensa. Por isso, pedimos a colaboração da população, continuando com a cobrança e exigindo sempre bom atendimento, que é direito de cada um. O colaborador precisa prestar um bom serviço e não pode achar que vai ser eterno no trabalho, muito menos ter a liberdade de tomar atitudes erradas”, enfatizou o prefeito.

Data de publicação: 25/01/2016

Créditos: Juliano Kern