O hospital de Taquari ganhou um ureteroscópio novo, destinado à realização de cirurgias. Avaliado em R$ 112 mil, o aparelho foi repassado através do Governo do Estado.

O município continua buscando equipamentos para melhorar a estrutura e o atendimento à população taquariense na área da saúde. Na manhã de quarta-feira, dia 20 de janeiro, o hospital de Taquari ganhou um ureteroscópio novo, destinado à realização de cirurgias. Avaliado em R$ 112 mil, o aparelho foi repassado através do Governo do Estado.

Além da construção de dez leitos em uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), cujas obras começaram no final do ano passado, os pacientes do hospital e da Secretaria da Saúde e Meio Ambiente serão beneficiados diretamente com o repasse de mais de R$ 100 mil em recursos que financiariam os desfiles de Carnaval de 2016.

A entrega oficial de todo o aparato ocorreu na sede da Secretaria da Saúde, e contou com a presença do prefeito Emanuel Hassen de Jesus, o Maneco; do vice-prefeito, André Brito; do secretário da pasta, José Harry Saraiva Dias; do auditor da secretaria, Dr. Edson Reis; e do diretor administrativo do Instituto de Saúde e Educação Vida (Isev), Vinícius Lange.

Saiba mais

A intervenção cirúrgica com o auxílio do ureteroscópio é denominada ureteroscopia, ou ureterolitotripsia. Tem como objetivo a fragmentação e a retirada do cálculo do ureter ou de pequenos cálculos, por método endoscópico. Não há necessidade de incisões ou cortes, pois o procedimento é feito pelo orifício da uretra, permitindo acessar as vias urinárias com menor agressividade.

Data de publicação: 20/01/2016

Créditos: Juliano Kern