Na última terça-feira, dia 12 de janeiro, ocorreu reunião na sede da Secretaria de Educação, no Centro Administrativo da Prefeitura Municipal, para discutir sobre a alimentação dos alunos matriculados em escolas e creches de Taquari.

Através de uma parceria entre as secretarias de Agricultura e Educação com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RS-Ascar), os agricultores municipais serão inclusos nas compras da alimentação escolar reservada à agricultura familiar.

O objetivo, segundo o secretário da Agricultura, Romacir Martins, é ampliar o máximo possível a compra da agricultura familiar. “Porém, para que isso seja possível, os agricultores devem possuir a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), expedida pela Emater. Somente assim eles poderão se habilitar como agricultores familiares”, explicou.

Para o titular da pasta de Educação, Cassius Antônio da Rosa, fortalecer a produção local é um dos caminhos para o desenvolvimento da cidade. “A agricultura familiar pode ser potencializada por ações governamentais como essa. Há uma exigência feita pelo Governo Federal de que 30% dos recursos destinados para a alimentação escolar sejam utilizados para compra da agricultura familiar. Nós estamos trabalhando em um processo de qualificação, para que se possa aumentar esse patamar”, esclareceu Cassius.

Data de publicação: 14/01/2016

Créditos: Vanessa Porto