As atrações de Natal em Taquari começaram logo cedo no último domingo, dia 20 de dezembro. Aproveitando o clima agradável e sem chuva, a comunidade compareceu em grande número à Lagoa Armênia para acompanhar a chegada do Papai Noel e o show nativista da dupla Cristiano Quevedo e Érlon Péricles.

Porém, horas antes, ao meio-dia, após desfilarem pelas ruas do município, centenas de caminhoneiros participaram da sexta edição do encontro da categoria, realizado na sede da Associação dos Moradores do Bairro Colônia Vinte de Setembro (Ambacovis). O evento contou com a presença do prefeito Emanuel Hassen de Jesus, o Maneco, representando a Prefeitura Municipal.

O que levou centenas de crianças ao principal cartão-postal da cidade foi o Papai Noel, que chegou pouco depois das 19h. E não foram necessárias muitas cerimônias para o público infantil. Tão logo pisou no tablado em frente ao Palco/Barco Tia Helena, o bom velhinho recebeu o carinho e o abraço dos pequenos, que fizeram questão de tirar uma foto e levar para casa balas e doces.

A música deu as caras a partir da participação da Banda Marcial Municipal. Sob a regência do maestro Pedro Elias Leite, integrantes do conjunto taquariense levaram à plateia canções natalinas, precedendo a apresentação dos grupos do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Pelego Branco. Já era noite quando a Invernada Pré-Mirim da entidade contagiou a todos os presentes com sua primeira coreografia nos palcos. Depois, a Invernada Adulta emocionou o público homenageando Nossa Senhora da Assunção e o jornal O Taquaryense.

Cristiano Quevedo e Érlon Péricles: um espetáculo à parte

Promovido pela Cooperativa Certaja, com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Rio Grande do Sul (Sescoop/RS), o show “Parelha”, dos tradicionalistas Cristiano Quevedo e Érlon Péricles, encerrou o dia na lagoa. A afinada dupla abrilhantou ainda mais o final de semana dos taquarienses, trazendo músicas de autoria própria e também faixas conhecidas do cancioneiro gaúcho, como “Contraponto”, “Eu Sou do Sul” e “Gaúcho de Coração”. No repertório também apareceram algumas parcerias com renomados compositores do Estado, mesclando canções para se ouvir e dançar.

A experiência e a amizade de mais de 20 anos dos parceiros acabou sendo o incentivo principal para a criação do projeto “Parelha”, que une os cantores no mesmo palco. Iniciada recentemente, “Parelha” já se apresentou mais de 20 vezes pelo Rio Grande do Sul e deu origem a um CD de mesmo nome. A lista de sucessos ainda traz músicas inéditas compostas pela dupla, como a faixa-título, “Parelha”, e “Manda um Beijo pra Ela”. Em ambas, o vocal forte de Cristiano e Érlon se destaca, assim como a mensagem de dois amigos que resolveram trilhar um caminho juntos pelas estradas do Rio Grande.

Presidente da Certaja Energia, Renato Martins ressaltou em seu discurso um dos princípios da cooperativa, o de prezar pela integração e pelas pessoas. “Com alegria, estamos mais uma vez engajados nas promoções e nos eventos de nossa cidade. Gostaria de cumprimentar o Maneco (prefeito), o nosso vice-prefeito, André, e a Sabrina (coordenadora de Cultura), pelo arrojo e pela determinação. Todos nós sabemos que o país está enfrentando uma grande crise e problemas financeiros, e eles, com muita coragem e determinação, estão trazendo esses belíssimos shows para nossa comunidade. Toda Certaja está integrada a esses eventos, por isso estamos aqui também dando a nossa colaboração, trazendo uma dupla de artistas renomados em nosso Estado e em nosso país”, disse.

Para o prefeito Maneco, os momentos de dificuldades servem para que haja maior união. “A Certaja é, sem dúvidas, uma de nossas maiores parceiras, não só em época natalina, mas em dezenas de outras ações que realizamos em Taquari durante o ano. Temos de nos superar nas dificuldades, e fizemos questão de correr atrás e buscar a parceria do Ministério da Cultura e do Governo Federal para poder propiciar esses momentos. O importante é confraternizar para festejar mais um Natal e mais um ano que se encerra”, afirmou o mandatário.

Data de publicação: 25/12/2015

Créditos: Juliano Kern