Em destaque nos últimos dias, o tema da microcefalia alerta para o cuidado para a não proliferação dos mosquitos Aedes Aegypti, transmissor do Zika Vírus e também da Dengue. Em Taquari, a campanha consiste em um trabalho de conscientização e prevenção.

Em destaque nos últimos dias, o tema da microcefalia alerta para o cuidado mais do que necessário para a não proliferação dos mosquitos Aedes aegypti, transmissor do Zika Vírus e também da Dengue. Em Taquari, a campanha consiste em um trabalho de conscientização e prevenção.

Durante o mês de dezembro a Secretaria da Saúde e Meio Ambiente intensificou o trabalho, tendo em vista que no calor a proliferação do mosquito é mais rápida. Conforme agente de campo Claudia Helena da Silva, eliminar o foco do mosquito da Dengue é um dever de todos, pois todos são alvos da dengue. “Nossa meta é não deixar que aconteça a proliferação do mosquito em nossa cidade. Por isso, é melhor prevenir para não remediar”, explica.

Segundo ela, o trabalho na cidade começou em 2003 e, desde então, são realizados trabalhos de conscientização em escolas, panfletagem, visitas nas casas e denúncias, além do trabalho de 42 armadilhas e 39 pontos estratégicos (cemitério, borracharia, depósitos de materiais de construção e reciclagens). Ainda de acordo com a agente, no município não há foco do mosquito. “Até hoje só foram encontrados duas larvas e uma pupa do mosquito, mas foi feito todo um trabalho de delimitação de focos nos locais e mais nada foi encontrado”, salienta.  

Para finalizar, a agente dá algumas dicas de prevenção. “Devemos guardar pneus velhos em abrigos; manter caixas d’água bem fechadas; colocar areia nos pratinhos de flor; limpar bem potinhos de água de animais domésticos; manter o lixo fechado; manter piscinas, calhas, canos e toldos sempre limpos; e não jogar lixos nas estradas e em terrenos baldios”, conclui.

Fonte: Jornal O Açoriano

Data de publicação: 18/12/2015

Créditos: Jornal O Açoriano

Créditos das Fotos: Jornal O Açoriano/Marieli Rosa

Compartilhe!