Valorizando a agricultura familiar e oferecendo produtos de qualidade, iniciativa está consolidada no município.

No final de novembro, dia 28, aconteceu a 13ª edição especial da Feira do Produtor Rural. A iniciativa, da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RS-Ascar) e da Secretaria da Agricultura, já é um grande sucesso em Taquari. Localizada no Centro da cidade, na Rua Vereador Praia, ao lado das Lojas Lebes, a feira acontece quinzenalmente. Conhecendo a qualidade dos produtos, os consumidores têm comparecido em grande número. Além da variedade de verduras, legumes e frutas, a feira também conta com a comercialização de produtos processados (pães, cucas, conservas, doces, biscoitos, entre outros) e artesanato. 

Para a Emater e a Secretaria de Agricultura, com ações como a feira, os pequenos produtores locais têm se empoderado social e economicamente, e a agricultura familiar tem recebido o espaço que merece. Os agricultores recebem orientações técnicas da Emater para aproveitar o espaço e dinamizar a produção na propriedade rural, a fim de agregar valor à produção primária, bem como contribuir para o desenvolvimento socioeconômico. 

Dados 

A Feira do Produtor têm sido monitorada, desde sua primeira edição especial, pelo extensionista rural da Emater-RS/Ascar, Alberto Bischoff. Tudo é registrado e tabelado: dados de cada feirante, produtos e vendas. Dos produtos agrícolas, a alface é a mais vendida, sem sobra de dúvida. 

De acordo com dados atuais divulgados no final de novembro, considerando os produtores ativos, nas últimas três feiras, a venda está acima da média das demais edições. Mesmo com as desistências de alguns feirantes, grande quantidade de chuva e as safras, Alberto faz uma análise positiva dos resultados. “O pessoal está estável agora, a oferta de verduras está maior, e o aspecto e o nível de qualidade estão melhorando bastante. Também nunca houve uma feira no porte que está hoje”, afirma, destacando que os produtos são, em sua maioria, orgânicos e mais saudáveis. 

Persistência e sucesso

Os produtores rurais Lidiane Melo Corrêa e Leandro Ávila de Oliveira são os feirantes da banca número 1. Eles expõem seus produtos desde a primeira edição, realizada ainda em maio. Desde lá, têm se esmerado para levar maior variedade de produtos, primando sempre pela qualidade. 

As terras da horta, que têm mais ou menos 2,5 mil m², – hoje, repleta de alfaces enormes e verdinhas, repolhos, beterrabas, pepinos, temperinhos verdes, couve – alagaram três vezes com a chuva, e o que estava plantado foi perdido. “Mas a gente insistiu na horta e deu certo. Porque a gente tem que persistir no que quer”, afirmou Lidiane, contando que, assim que a água baixava, passavam a máquina rotativa e colocavam as mudinhas novamente. 

Na feira do último sábado, o casal vendeu 90 pés de alface. E esse sucesso tem incentivado os dois a plantar mais e oferecer outros produtos, conforme a procura dos consumidores. Agora, a ideia é aumentar a área plantada e adquirir Sombrite (tela de sombreamento), para colocar sobre a horta. Em se tratando de feira, o agricultor Leandro é só elogios. “Eu achei muito boa essa ideia. O negócio deu certo e funcionou rápido”, comentou. “Talvez, essa coisa de plantar esteja no sangue. Desde pequeno, vendo lenha, melancia de carreta de boi na cidade. Então, para mim, é boa a oportunidade da feira”, afirmou, por fim. 

Fique ligado!

As próximas edições especiais da Feira do Produtor Rural acontecem nos dias 12, 24 e 31 de dezembro, no mesmo local, das 8h às 13h.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Data de publicação: 10/12/2015

Créditos: Jornal O Açoriano/Anna Precht

Créditos das Fotos: Jornal O Açoriano/Anna Precht

Compartilhe!