Em reunião realizada na Câmara de Vereadores, na noite da última quarta-feira, dia 18 de novembro, a administração municipal, através da Secretaria da Fazenda, apresentou à comunidade os dados do orçamento de 2016. No encontro, foram debatidos temas administrativos importantes como as arrecadações, as despesas e as aplicações do município para o próximo ano. As áreas de saúde e educação, por exemplo, tidas como prioritárias para o Executivo, receberão recursos de 25% cada uma. Ao total, a previsão de despesas para 2016 atinge o montante de R$ 51.756.894,33, enquanto a receita estimada está em R$ 51.756.894,83.

Levadas ao público em detalhes pelo coordenador contábil da Prefeitura, Pedro Ramos, informações acerca do orçamento para as secretarias municipais e Câmara de Vereadores também pautaram a conversa. Projetos, departamentos e demais necessidades das pastas que compõem a gestão e recebem auxílio financeiro da municipalidade também tiveram seus números elencados, a exemplo de programas do Governo Federal em execução em Taquari, entidades e instituições de saúde, como o Instituto de Saúde e Educação Vida (Isev) e seus serviços de emergência.

Para a manutenção do Conselho Tutelar, que recentemente elegeu seus cinco próximos representantes através de eleição realizada com a participação de mais de quatro mil pessoas, será destinada a quantia de R$ 186.253,44 durante o ano seguinte, incluindo nesse montante os salários e outros benefícios para os profissionais.

Segundo Pedro, a estimativa de arrecadação do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para 2016 é de mais de R$ 600 mil, praticamente a mesma deste ano. “Porém, esse número pode aumentar, visto que muitos contribuintes pagarão seu imposto de 2015 somente no ano que vem, em parcelas. Então, mesmo sendo referente a este ano, esse dinheiro entrará em 2016 e teremos de fazer esse ajuste. Certamente essa previsão de arrecadação será superada. Devemos, também, intensificar a cobrança da dívida ativa. Nossa previsão está em R$ 341.502,80. Ela com certeza dará um maior incremento à receita”, explicou.

Estiveram presentes na plateia acompanhando a explanação os vereadores Luis Porto, José Elias Prisco, Aldo Gregory, Rejane Porto e Renê D’Ávila Marques, o Tio Nei, além do edil licenciado Ramon de Jesus e de assessores do Legislativo taquariense.

Data de publicação: 19/11/2015

Créditos: Juliano Kern