Secretário da Agricultura, Romacir Martins, e a chefe do Departamento de Vigilância Sanitária, Maria Izabel Appel entregaram na Secretaria Estadual de Agricultura e Pecuária a documentação necessária para que o município encaminhe a adesão ao Susaf.

Na quinta-feira, dia 8 de outubro, o secretário da Agricultura, Romacir Martins, e a chefe do Departamento de Vigilância Sanitária, Maria Izabel Appel, foram até Porto Alegre entregar na Secretaria Estadual de Agricultura e Pecuária a documentação necessária para que o município encaminhe a adesão ao Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agroindustrial (Susaf). Com a adesão ao sistema, as agroindústrias taquarienses poderão comercializar seus produtos para todo o Rio Grande do Sul. O esforço é necessário para que a Prefeitura possa comprovar a equivalência junto à Secretaria Estadual dos seus processos e procedimentos de inspeção e fiscalização.

Para atender todos os requisitos necessários, a Secretaria da Agricultura e o Departamento de Vigilância Sanitária elaboraram um dossiê que compreende diversas informações sobre a atuação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM). “É um raio-x do nosso serviço aqui no município que precisamos apresentar para a Secretaria Estadual e posteriormente receber a auditoria da equipe. Se cumprirmos com todos os requisitos, após a publicação no Diário Oficial, o município já estará dentro das normas do Susaf e as empresas registradas e inspecionadas pelo serviço municipal estarão aptas a comercializar para todo o Estado. É importante frisar que o Susaf é uma equivalência que vale para o SIM, e não para os estabelecimentos. Com esse aval, o serviço pode permitir a venda de produtos que estão sob inspeção municipal para todo o Estado”, explica Maria Izabel.

Data de publicação: 15/10/2015

Créditos: Juliano Kern